dc.contributor.author | Moreira, Raphael Henrique | |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T20:31:30Z | |
dc.date.available | 2018-02-28T20:31:30Z | |
dc.date.issued | 2015-03-31 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Raphael Henrique. Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de astronomia. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9497. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9497 | |
dc.description.abstract | The current challenges of the Brazilian education are given in different planes, are
those related to structural conditions, a real recognition of the importance of teacher
and their training, and the pedagogical innovation. This latter aspect involves
rethinking approaches and resources used in teaching. Considering this, in this work
was prepared a didactic sequence intended to help improve the teaching and
learning of a specific science theme related to the topic Earth and Universe: location
by visible stars in the sky. This theme includes what is suggested in the National
Curriculum Parameters and in the curriculum of the São Paulo state for students of
the 7th graders of elementary school. The didactic sequence was planned using
some principles contained in the Potentially Significant Teaching Units (UEPS), in the
Teaching-Learning sequences (TLS) and in problem situations. The educational
product was created to articulate various teaching resources, some already available
for students of the public school of São Paulo, and others built in this work, as a
Board Game and a model for the construction of Southern Cross Constellation. The
didactic sequence was applied in a class of 7th graders of a elementary public school
in São Paulo, i.e., in a real environment of education. As a result of the
implementation, it was observed that some activities of the SD contributed to fulfill of
requirements necessary for there to meaningful learning: the student predisposition
for learning and the availability of potentially significant materials. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Constelações | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Unidades de ensino potencialmente significativas | por |
dc.subject | Sequência de ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Constellations | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | Potentially significant teaching units | eng |
dc.subject | Teaching-learning sequences | eng |
dc.title | Proposta de uma sequência didática com o uso de recursos diversificados para o ensino e aprendizagem de tópicos específicos de astronomia | por |
dc.title.alternative | Proposal for a teaching sequence with the use of diverse resources for teaching and learning of specific topics of astronomy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pessanha, Márlon Caetano Ramos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6347223505034848 | por |
dc.description.resumo | Os desafios atuais da educação brasileira se dão em diferentes planos, sejam
aqueles relacionados às condições estruturais, à valorização e capacitação dos
professores e na inovação pedagógica. Este último aspecto envolve repensar as
abordagens e recursos utilizados nas situações de ensino. Considerando isto, neste
trabalho foi elaborada uma sequência didática (SD) que pretende contribuir para
melhorar o ensino e a aprendizagem de um tema específico de ciências relacionado
com o tópico Terra e Universo: localização pelo que pode ser visto no céu. Este
tema contempla o que é sugerido nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no
currículo do estado de São Paulo para os alunos do 7º ano do ensino fundamental. A
SD foi planejada utilizando alguns princípios contidos nas Unidades de Ensino
Potencialmente Significativas (UEPS), nas Sequências de Ensino e Aprendizagem
(SEA) e nas situações-problemas. Ela foi criada buscando uma articulação entre
vários recursos pedagógicos, alguns já disponíveis no caderno do aluno da escola
pública de São Paulo e outros construídos especialmente neste trabalho, como um
Jogo de Tabuleiro e uma maquete para construção da Constelação do Cruzeiro do
Sul. A SD foi aplicada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma
escola pública do interior de São Paulo, ou seja, em um ambiente educacional
formal. Como resultados da implementação, foi observado que algumas atividades
desenvolvidas na SD contribuíram para o cumprimento de requisitos necessários
para que haja a aprendizagem significativa: a predisposição do aluno para a
aprendizagem e a disponibilidade de materiais potencialmente significativos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3408313281933592 | por |