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dc.creatorDupin, Aline Aparecida da Silva Quintã
dc.date.accessioned2018-03-07T13:44:38Z
dc.date.available2018-03-07T13:44:38Z
dc.date.issued2018-02-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9540
dc.description.abstractInformation Literacy is an important requirement for individuals to be able to interact in this environment of continuous changes and accumulation of information to build knowledge. The objective of this work is to investigate how academic research is established regarding the Information Literacy of students of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). To this end, monographs were selected for public access in the home pages of the campuses, which resulted in a sample of 96 completion work. This research is characterized as qualitative-quantitative and has a descriptive and exploratory character. In addition to the literature review and literature review, analyzes were carried out in the monographs and in the Curricular Matrices and Political Pedagogical Projects of the selected courses. Finally, the home pages of the IFSP campus libraries were analyzed in order to identify the informational resources made available by the libraries to their users and to verify if there were any training and guidance in the construction of scientific research. The results obtained after the analysis of the monographies were satisfactory, demonstrating that the students are attentive to the methodological delineations for the construction of an academic work. The analysis of the curricular matrices and the Political Pedagogical Projects showed that there are no specific disciplines for the development of Information Literacy, but there are disciplines that work the necessary skills to develop this competence. With regard to libraries, it was concluded that there are isolated actions for the development of Information Literacy in libraries of the IFSP network. With the results obtained, it is inferred that the students have the necessary tools and knowledge for the development of Information Literacy and that the IFSP has supported and sought to strengthen this competence.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCompetência em informaçãopor
dc.subjectEducação Tecnológicapor
dc.subjectEnsino Profissionalizantepor
dc.subjectIFSPpor
dc.titleCompetência em informação para pesquisa científica de estudantes de cursos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpor
dc.title.alternativeInformation Literacy for scientific research of students of technological courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo - IFSPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Márcia Regina da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5381461208053330por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047591093601122por
dc.description.resumoA Competência em informação é um requisito importante para que os indivíduos consigam interagir nesse ambiente de contínuas mudanças e de acúmulo de informações para construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho é investigar como se estabelece a pesquisa acadêmica no que concerne a Competência em informação de estudantes de cursos de Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para tal, foram selecionadas monografias disponíveis para acesso público nas home pages dos câmpus, o que resultou em uma amostra de 96 trabalhos de conclusão de curso. Esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa e tem caráter descritivo e exploratório. Além do levantamento bibliográfico e revisão de literatura, foram realizadas análises nos trabalhos de conclusão de curso e das Matrizes Curriculares e Projetos Político Pedagógicos dos cursos selecionados. Finalmente, foram analisadas as home pages das bibliotecas dos câmpus do IFSP, a fim de identificar os serviços e recursos informacionais disponibilizados pelas bibliotecas. Os resultados obtidos após a análise dos trabalhos de conclusão de curso foram satisfatórios, demonstrando que os alunos estão atentos aos delineamentos metodológicos para a construção de um trabalho acadêmico. A análise das matrizes curriculares e dos Projetos Político Pedagógicos mostraram que não há disciplinas específicas para o desenvolvimento de Competência em informação, porém há disciplinas que trabalham as habilidades necessárias para desenvolver esta competência. Com relação às bibliotecas, concluiu-se que há ações isoladas para o desenvolvimento de Competência em informação nas bibliotecas da rede IFSP. Com os resultados obtidos, infere-se que os alunos possuem as ferramentas e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da Competência em informação e que o IFSP tem apoiado e buscado fortalecer esta competência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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