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dc.creatorCobello, Lucas Soares
dc.date.accessioned2018-03-20T12:47:11Z
dc.date.available2018-03-20T12:47:11Z
dc.date.issued2018-01-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9582
dc.description.abstractThis dissertation is focused on statistical education in high school, in order to carry out the analysis of the tasks proposed in the material distributed by the State Department of Education of São Paulo, known as Teacher's Notebook and Student Notebook. This analysis had as educational product the elaboration of a teaching sequence based on these reflections and based on our theoretical references, these being the statistical literacy proposed by Iddo Gal, the registers of semiotic representation of Raymond Duval and the levels of comprehension and reading of graphs proposed by Frances R. Curcio. We tried to answer the following research question: what are the levels of literacy addressed in the learning situations of the Teacher's and Student's Notebook? For this we developed a qualitative documentary research. First, a bibliographical survey was carried out, with the objective of knowing the scenario of statistical education and its challenges, the analysis and reflection of the contents present in the curricular documents in force at national and state level were analyzed, the statistical literacy for secondary education . The investigation of the content of these tasks, pointed out that they present interesting themes to approach, such as the question of social inequality or the evaluation of the temperature of a region, however, the context treated is questionable in relation to the students' daily lives. Based on the problems found, a didactic sequence is presented that can guide the work of the teacher in the classroom, enabling the statistical literacy to be developed in its various elements of knowledge and disposition.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subjectLetramento estatísticopor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectProduto educacionalpor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectEducation stastiticeng
dc.subjectStatistical literacyeng
dc.subjectSemiotcseng
dc.subjectProduct educationaleng
dc.subjectEstatística educacionalpor
dc.subjectEducational statisticseng
dc.titleLETRAMENTO ESTATÍSTICO: análise e reflexões sobre as tarefas contidas no material didático da secretária estadual de educação de São Paulo para o ensino médiopor
dc.title.alternativeLITERACY STATISTICS: analysis and reflections on the tasks contained in the teaching materials of the state secretary São Paulo education for high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2712365783854649por
dc.description.resumoEssa dissertação é voltada a educação estatística no ensino médio, com o objetivo de realizar a análise das tarefas propostas no material distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, denominados de Caderno do Professor e Caderno do Aluno. Essa análise teve como produto educacional a elaboração de uma sequência de ensino pautada nestas reflexões e baseadas em nossos referenciais teóricos, sendo estes o letramento estatístico proposto por Iddo Gal, os registros de representação semiótica de Raymond Duval e os níveis de compreensão e leitura de gráficos propostos por Frances R. Curcio. Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais são os níveis de letramento abordados nas situações de aprendizagem do Caderno do Professor e do Aluno? Para isto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa documental. Primeiramente realizou-se um levantamento bibliográfico, com o objetivo de conhecer o cenário da educação estatística e os seus desafios, houve a análise e reflexão dos conteúdos presentes nos documentos curriculares vigentes em nível nacional e estadual, foram analisados o letramento estatístico para o ensino médio. A investigação do conteúdo das referidas tarefas, apontou que elas apresentam temas interessantes para abordagem, como por exemplo, a questão da desigualdade social ou a avaliação da temperatura de uma região, porém, o contexto tratado é questionável frente ao cotidiano dos alunos. Com base nos problemas encontrados é apresentado uma sequência didática que pode nortear o trabalho do professor em sala de aula, possibilitando com que o letramento estatístico seja desenvolvido em seus diversos elementos de conhecimento e disposição.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exataspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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