Show simple item record

dc.contributor.authorSant'Anna, Camila dos Santos
dc.date.accessioned2018-03-22T11:50:39Z
dc.date.available2018-03-22T11:50:39Z
dc.date.issued2017-08-14
dc.identifier.citationSANT'ANNA, Camila dos Santos. Teoria dos conjuntos fuzzy: da simulação ao letramento para alunos do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9592.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9592
dc.description.abstractIn this work we present a research carried out in the classroom with the objective of treating subjective questions through the Fuzzy Logic with students of the third year of high school. We begin with the study of the basic concepts of Fuzzy Set Theory and systems based on fuzzy rules. Then, aiming at an application, we developed a fuzzy system to evaluate the risk of an individual developing type 2diabetes, from risk factors. Finally, we propose a didactic sequence to the students, through a questionnaire and a lecture given by the author. The results of the research are presented and, if on the one hand they indicate the difficulty of the students with the fuzzy reasoning, on the other hand, demonstrated the interest and the role of Logica Fuzzy, and therefore, of Mathematics in solving problems of our daily life.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectModelo matemáticopor
dc.subjectConjuntos Fuzzypor
dc.subjectDiabetespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectFuzzy setseng
dc.subjectDiabetespor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectConjuntos difusospor
dc.subjectMatemática (Ensino médio)por
dc.subjectMathematicseng
dc.titleTeoria dos conjuntos fuzzy: da simulação ao letramento para alunos do ensino médiopor
dc.title.alternativeFuzzy set theory: from simulation to literature for high school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peixoto, Magda da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0413910306376054por
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma pesquisa realizada em sala de aula com o objetivo de tratar questões subjetivas por meio da Lógica Fuzzy com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Iniciamos com o estudo dos conceitos básicos da Teoria dos Conjuntos Fuzzy e sistemas baseados em regras fuzzy. Em seguida, visando uma aplicação, elaboramos um sistema fuzzy para avaliar o risco de um indivíduo desenvolver diabetes do tipo 2, a partir de fatores de risco. Por fim, propomos uma sequência didática aos alunos, por meio de um questionário e de uma aula ministrada pela autora. Os resultados da pesquisa são apresentados e, se por um lado indicaram a dificuldade dos alunos com o raciocínio fuzzy, por outro lado, demonstraram o interesse e o papel da Lógica Fuzzy, e portanto, da Matemática na solução de problemas do nosso cotidiano.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record