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dc.creatorMazocco, Fabricio José
dc.date.accessioned2016-06-02T19:14:27Z
dc.date.available2014-07-02
dc.date.available2016-06-02T19:14:27Z
dc.date.issued2014-02-24
dc.identifier.citationMAZOCCO, Fabricio José. Policies on S&T and Communication: Patents as Divulging Instruments. 2014. 178 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/963
dc.description.abstractInnovation is in the agenda of political discussions and in the goals of public and private institutions, as it is becoming one of the main elements in the Science and Technology policies (S&T). The State makes an effort to expand an innovative environment, resulting in a social and economic development of the country. The patent is one of the best known indicatives of innovation. In the case of Brazil, public universities are among the main patent depositors. On the other hand, public communication is having more and more attention in academic and state discussions, for forecasting the need of a kind of communication which promotes citizenship and stimulates dialogue among the agents. Therefore, this work has the objective of analyzing the relation between S&T policies and communication, having the patent as divulging instrument. As empirical analysis, public and private institutions shall be analyzed as for the construction of patenting information and its destination, based on the premisses of public communication of science and the political definitions of S&T.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento social - ciência, tecnologia e sociedadepor
dc.subjectPolítica de ciência e tecnologiapor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectPatentespor
dc.subjectS&T policieseng
dc.subjectpatenteng
dc.subjectpublic communicationeng
dc.titlePolítica de C&T e comunicação: patentes como instrumento de divulgaçãopor
dc.title.alternativePolicies on S&T and Communication: Patents as Divulging Instrumentseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934562455367253por
dc.description.resumoA inovação está na agenda das discussões políticas e nos objetivos de instituições públicas e privadas, como também vem se tornando um dos elementos centrais na política de ciência e tecnologia (C&T). Há esforço por parte do Estado na expansão de um ambiente inovativo, resultando em um desenvolvimento socioeconômico do país. A patente é um dos indicadores mais conhecidos quando o assunto é inovação. No caso do Brasil, as universidades públicas estão entre as maiores depositantes de patentes. Por ouro lado, a comunicação pública vem cada vez mais ganhando espaço nas discussões acadêmicas e no âmbito do Estado por prever a necessidade de uma comunicação que promova a cidadania e estimule o diálogo entre os agentes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre política de C&T e comunicação por meio da patente como instrumento de divulgação. Como análise empírica, serão analisadas instituições públicas e privadas no que tange à construção da informação patentária e seu destino, tendo em vista as premissas da comunicação pública da ciência e as definições das políticas de C&T.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência Políticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor


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