Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMinotto, Ana Aparecida Pires
dc.date.accessioned2018-04-04T18:59:05Z
dc.date.available2018-04-04T18:59:05Z
dc.date.issued2018-03-20
dc.identifier.citationMINOTTO, Ana Aparecida Pires. Indicadores da participação feminina na comunidade docente da Universidade Federal de São Carlos em 2017. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9664.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9664
dc.description.abstractTo know the female situation and the gender relations in the scientific world contributes to the elaboration of strategies of shifts in the institutional structure of science. These changes are part of the search for gender equity in the academic setting. It is not just about increasing the participation of women in science and technology by increasing and stimulating access. It is necessary to recognize and unveil the sexist biases that are inherent to institutionality and are present among the lines of scientific culture, in search of the transformations of gender relations in science and technology, with the intent of keeping women in the academy and aiming at breaking the "ceiling glass". Thus, this descriptive and exploratory work aims to construct indicators of the participation of female professors in science and technology in a public institution of higher education and research and is guided by the following question of research: how to configure the distribution of female scholars in the scientific community of UFSCar in areas of knowledge, hierarchy and scientific leadership in the year 2017? We sought to identify indicators of female participation in the teaching community of the Federal University of São Carlos (UFSCar), referring to the year 2017. Documentary sources such as institutional reports, the Lattes Platform and the Directory of Research Groups of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) were used in the research. The data portrays the participation of women in the teaching staff, the leadership of research groups, in the approval of research productivity grants from CNPq and in the exercise of trust functions. In order to analyze these data, the theoretical framework addresses the literature on gender and science derived mainly from Social Studies of Science.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectIndicadorespor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectUniversidade Federal de São Carlospor
dc.subjectIndicatorseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectFederal University of São Carloseng
dc.titleIndicadores da participação feminina na comunidade docente da Universidade Federal de São Carlos em 2017por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rigolin, Camila Carneiro Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2388584081961836por
dc.description.resumoConhecer a situação feminina e as relações de gênero no mundo científico contribui na elaboração de estratégias de mudanças na estrutura institucional da ciência. Estas mudanças fazem parte da busca pela equidade entre os gêneros no ambiente acadêmico. Não se trata apenas de aumentar a participação de mulheres na ciência e tecnologia aumentando e estimulando o acesso. É preciso reconhecer e desvelar os preconceitos sexistas que são intrínsecos à institucionalidade e estão presentes nas entrelinhas da cultura científica, em busca das transformações das relações de gênero em ciência e tecnologia, com o propósito de manter as mulheres na academia e almejando o rompimento do “teto de vidro”. Assim, este trabalho, de caráter descritivo e exploratório, tem por objetivo construir indicadores da participação de docentes do sexo feminino em ciência e tecnologia em uma instituição pública de ensino superior e pesquisa e é guiada pela seguinte questão de pesquisa: como se configura a distribuição de docentes do sexo feminino na comunidade científica da UFSCar quanto a áreas de conhecimento, hierarquia e liderança científica, no ano de 2017? Buscou-se identificar indicadores da participação feminina na comunidade docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), referentes ao ano de 2017. Foram consultadas fontes documentais tais como relatórios institucionais, a Plataforma Lattes e o Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os dados retratam a participação de mulheres no quadro docente, na liderança de grupos de pesquisa, no recebimento de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq e no exercício de funções de confiança. Para analisar estes dados, o quadro teórico aborda a literatura sobre gênero e ciência advinda majoritariamente dos Estudos Sociais da Ciência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples