Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Rodolfo Homero Francisco da
dc.date.accessioned2018-04-17T11:01:38Z
dc.date.available2018-04-17T11:01:38Z
dc.date.issued2018-03-05
dc.identifier.citationSILVA, Rodolfo Homero Francisco da. Diagnóstico socioambiental dos estudantes residentes na moradia estudantil da Universidade Federal De São Carlos. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9771.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9771
dc.description.abstractIt is uncontestable that day after day the socio-environmental theme has been successful in acquiring visibility in the media, in organizations, in politics and in society in general. A large number of organizations have been adopting environmental management systems showing that this new reality is among public and private companies in a spontaneously or coercively ways. Within this context, the Federal University of São Carlos (UFSCar) fits in with internal departments such as the Secretaria Geral de Gestão Ambiental and ProACE, which currently maintains 592 places in student housing located mostly inside of campus. Considering that a very significant portion of students that need residence assistance live in the internal student housing of UFSCar, they are the parcel that lives the reality of the institution more consistently, it is understood that, from the application of a questionnaire directed to this public, therefore, it is possible to subsidize discussions that attempt to understand their socioenvironmental perception and the actual effectiveness of the socio-environmental actions developed institutionally. In order to do so, we sought to understand the different concepts of Environmental Education and proceed with the survey of the most different actions and social-environmental initiatives present on the São Carlos campus of UFSCar. Thus, in these discussions we aim to collaborate institutionally in order to identify demands and subsidize actions of intervention, awareness, orientation and production of adequate didactic material, corresponding more dynamically to the internal expectations and society in general about the relevant role of a public educational institution in the socio-environmental debate.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDiagnóstico socioambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInstituição pública de ensino superiorpor
dc.subjectSocio-environmental diagnosiseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPublic institution of higher educationeng
dc.titleDiagnóstico socioambiental dos estudantes residentes na moradia estudantil da Universidade Federal De São Carlospor
dc.title.alternativeSocial environmental diagnosis of resident students in student accommodation of the Federal University of São Carloseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caron, Monica Filomena
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3408975195954782por
dc.description.resumoÉ inquestionável que dia após dia a temática socioambiental tem obtido sucesso em galgar visibilidade na mídia, nas organizações, na política e na sociedade de forma geral. A adoção de sistemas de gestão ambiental por uma parcela considerável das organizações, sejam elas públicas ou privadas, de forma espontânea ou coercitiva, é exemplo desta nova realidade. Dentro deste contexto, encaixa-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através de órgãos internos tais como a Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e da ProACE, que mantém atualmente 592 vagas nas moradias estudantis localizadas em sua maioria na parte interna do campus. Sendo os estudantes residentes da moradia estudantil interna uma parcela bastante significativa dos estudantes da UFSCar e ao mesmo tempo a parcela que vive a realidade da instituição de forma mais constante, entende-se que é possível subsidiar discussões que tentem compreender sua percepção socioambiental e a real efetividade das ações de caráter socioambiental desenvolvidas institucionalmente a partir da aplicação de um questionário direcionado a este público. Para tanto, buscou-se compreender os diferentes conceitos de Educação Ambiental e proceder o levantamento das mais diferentes ações e iniciativas de cunho socioambiental presentes no campus São Carlos da UFSCar. Dessa forma, espera-se que essas discussões possam colaborar institucionalmente de modo a identificar demandas e subsidiar ações de intervenção, conscientização, orientação e produção de material didático adequado, correspondendo de forma mais dinâmica às expectativas internas e da sociedade em geral acerca do relevante papel de uma instituição pública de ensino no debate socioambiental.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5442770161282924por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record