dc.contributor.author | Silva, Rodolfo Homero Francisco da | |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T11:01:38Z | |
dc.date.available | 2018-04-17T11:01:38Z | |
dc.date.issued | 2018-03-05 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodolfo Homero Francisco da. Diagnóstico socioambiental dos estudantes residentes na moradia estudantil da Universidade Federal De São Carlos. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9771. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9771 | |
dc.description.abstract | It is uncontestable that day after day the socio-environmental theme has been successful in
acquiring visibility in the media, in organizations, in politics and in society in general. A large
number of organizations have been adopting environmental management systems showing
that this new reality is among public and private companies in a spontaneously or coercively
ways. Within this context, the Federal University of São Carlos (UFSCar) fits in with internal
departments such as the Secretaria Geral de Gestão Ambiental and ProACE, which currently
maintains 592 places in student housing located mostly inside of campus. Considering that a
very significant portion of students that need residence assistance live in the internal student
housing of UFSCar, they are the parcel that lives the reality of the institution more
consistently, it is understood that, from the application of a questionnaire directed to this
public, therefore, it is possible to subsidize discussions that attempt to understand their socioenvironmental
perception and the actual effectiveness of the socio-environmental actions
developed institutionally. In order to do so, we sought to understand the different concepts of
Environmental Education and proceed with the survey of the most different actions and
social-environmental initiatives present on the São Carlos campus of UFSCar. Thus, in these
discussions we aim to collaborate institutionally in order to identify demands and subsidize
actions of intervention, awareness, orientation and production of adequate didactic material,
corresponding more dynamically to the internal expectations and society in general about the
relevant role of a public educational institution in the socio-environmental debate. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Diagnóstico socioambiental | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Instituição pública de ensino superior | por |
dc.subject | Socio-environmental diagnosis | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Public institution of higher education | eng |
dc.title | Diagnóstico socioambiental dos estudantes residentes na moradia estudantil da Universidade Federal De São Carlos | por |
dc.title.alternative | Social environmental diagnosis of resident students in student accommodation of the Federal University of São Carlos | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caron, Monica Filomena | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3408975195954782 | por |
dc.description.resumo | É inquestionável que dia após dia a temática socioambiental tem obtido sucesso em galgar
visibilidade na mídia, nas organizações, na política e na sociedade de forma geral. A adoção
de sistemas de gestão ambiental por uma parcela considerável das organizações, sejam elas
públicas ou privadas, de forma espontânea ou coercitiva, é exemplo desta nova realidade.
Dentro deste contexto, encaixa-se a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através de
órgãos internos tais como a Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e da
ProACE, que mantém atualmente 592 vagas nas moradias estudantis localizadas em sua
maioria na parte interna do campus. Sendo os estudantes residentes da moradia estudantil
interna uma parcela bastante significativa dos estudantes da UFSCar e ao mesmo tempo a
parcela que vive a realidade da instituição de forma mais constante, entende-se que é possível
subsidiar discussões que tentem compreender sua percepção socioambiental e a real
efetividade das ações de caráter socioambiental desenvolvidas institucionalmente a partir da
aplicação de um questionário direcionado a este público. Para tanto, buscou-se compreender
os diferentes conceitos de Educação Ambiental e proceder o levantamento das mais diferentes
ações e iniciativas de cunho socioambiental presentes no campus São Carlos da UFSCar.
Dessa forma, espera-se que essas discussões possam colaborar institucionalmente de modo a
identificar demandas e subsidiar ações de intervenção, conscientização, orientação e produção
de material didático adequado, correspondendo de forma mais dinâmica às expectativas
internas e da sociedade em geral acerca do relevante papel de uma instituição pública de
ensino no debate socioambiental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5442770161282924 | por |