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dc.contributor.authorLiberato, Tatiane Furukawa
dc.date.accessioned2018-04-26T11:17:56Z
dc.date.available2018-04-26T11:17:56Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9820
dc.description.abstractIn recent years, the Scientific and Technological Institutions (STIs) have been increasingly betting on innovation, becoming more aware of the importance of the protection of the technologies developed in their research labs, as well as the need to transfer these results to society. In this context, the scientific dissemination of Technology Transfer Offices (TTOs) of these institutions can contribute to social development and to the innovative advancement of industry, as they are relevant sources of production and exchange of scientific knowledge. Given that the objective of the Offices is to encourage innovation through the training and use of the intellectual property system, and technology transfer, spreading this culture in the institution, the society and the state, this research aimed to analyze the scientific dissemination of large public Brazilian universities’TTOs, checking and managing of the communication is carried out, especially in the dissemination of intellectual property, which includes the business sector as a potential developer of technology generated in academia and therefore target audience of this process. Whereas science communication is a clarification instrument of society in relation to social impacts of science and technology, the work is based on the perspective of STS studies – Science, Technology and Society – as a promising field of research that seeks to identify the role of information to strengthen citizenship and participation in public policy research and development (R&D). The work considers the importance of the dissemination of scientific production, the interest of society in scientific affairs and the dissemination and democratization of knowledge considering the computerization of society, and the challenges and obstacles of this type of communication, in order to meet the new demands in the field of Intellectual Property and Technology Transfer. The results may provide an overview of dissemination of TTO’s, discussing weaknesses and trends and assisting in developing strategies and innovative communication practices for Brazilian STIs.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectInovação tecnológicapor
dc.subjectPropriedade intelectualpor
dc.subjectTransferência de tecnologiapor
dc.titleComunicação no processo de inovação tecnológica: relações entre ICT e o setor empresarial através dos NITspor
dc.title.alternativeCommunication in the process of technological innovation: relations between Scientific and Technological Institutions (STIs) and the business sector through Technology Transfer Offices (TTOs)eng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363por
dc.description.resumoNos últimos anos, as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) têm apostado cada vez mais na inovação estando mais conscientes da importância da proteção das tecnologias desenvolvidas em seus laboratórios de pesquisa, bem como da necessidade de transferir estes resultados para a sociedade. Nesse âmbito, a divulgação científica dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) destas instituições pode contribuir para o desenvolvimento social e para o avanço inovativo da indústria, pois são fontes relevantes de produção e transferência do conhecimento científico. Tendo em vista que o objetivo dos Núcleos é incentivar a inovação através da capacitação e uso do sistema de propriedade intelectual, e da transferência de tecnologia, disseminando esta cultura na instituição, na sociedade e no Estado, este trabalho objetivou analisar a divulgação científica dos NITs de grandes universidades públicas brasileiras, verificando como é feita a gestão da comunicação, especialmente na divulgação da Propriedade Intelectual, que conta com o setor empresarial como potencial desenvolvedor das tecnologias geradas na academia e, portanto, público-alvo deste processo. Considerando que a divulgação científica é um instrumento de esclarecimento da sociedade em relação aos impactos sociais da ciência e da tecnologia, o trabalho se apoia na perspectiva dos estudos CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – como campo promissor de pesquisa, que busca identificar o papel da informação para o fortalecimento da cidadania e na participação de políticas públicas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O trabalho considera a relevância da divulgação da produção científica, o interesse da sociedade por assuntos científicos e a difusão e democratização do conhecimento considerando a informatização das sociedades, além dos desafios e entraves deste tipo de comunicação, com o intuito de fazer face às novas demandas no campo da Propriedade Intelectual e da Transferência de Tecnologia. Os resultados poderão estabelecer um panorama de divulgação dos NITs, discutindo fragilidades e tendências e auxiliando na elaboração de estratégias e práticas de comunicação inovativa para as ICTs brasileiras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2917075742202048por


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