Show simple item record

dc.creatorCintra, Camila Coppi
dc.date.accessioned2018-05-14T20:16:31Z
dc.date.available2018-05-14T20:16:31Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10005
dc.description.abstractThis research aims to present and analyze the contributions of the Singapore's Mathematical Bars on the fraction teaching with a focus on problem-solving. This methodology was applied to a 7th-year middle school class in a public school of São Paulo State. The motivation for this study relies on the low rate of correctness observed in the São Paulo State's unified test regarding the fraction subject, as well as on the importance of this subject in an effective transition to algebra. The Singapore's Mathematical Bars methodology was adopted because it enables a pictorial visualization, building a bridge between concrete and abstract, being particularly suitable for approaching the part-whole relations and comparison matters. The proposed activities were based on the Singapore's book "My Pals Are Here!" and cover basic fraction concepts such as numerator and denominator, obtainment of equivalent fractions, and addition and subtraction fraction operators with both equal and distinct denominators. The analysis of the results obtained in the classroom is intended to serve as a complementary material for professors which face similar teaching problems.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDificuldades na aprendizagem de fraçõespor
dc.subjectModelo de Barraspor
dc.subjectMetodologia de resolução de problemaspor
dc.subjectFraction learning difficultieseng
dc.subjectBar's modeleng
dc.subjectProblem-solving methodologyeng
dc.titleProposta para o Ensino de Frações para o 7 ano: do Diagnóstico à Aprendizagem Mediada por Modelo de Barraspor
dc.title.alternativeProposal for the Teaching of Fractions for the 7 year: from the Diagnosis to the Model-Mediated Learning of Barseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Baldin, Yurico Yamamoto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3824085172641551por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa apresentar e analisar as contribuições do Método do Modelo de Barras de Singapura para o ensino de frações com foco em resoluções de problemas, que foram aplicadas numa turma do sétimo ano de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. O que motivou o desenvolvimento deste trabalho foram os baixos índices de acerto apresentados no conteúdo de frações em avaliações unificadas do Estado de SP, bem como a importância desse tema para um eficaz processo de transição para a álgebra. O Modelo de Barras de Singapura foi adotado devido à possibilidade de proporcionar a visualização pictórica, favorecendo a passagem entre o concreto e o abstrato, sendo propício particularmente para trabalhar questões que abordam a relação parte-todo e a comparação. As atividades propostas foram baseadas nos Livros “My Pals Are Here!” de Singapura e abordam conceitos básicos de frações como identificação de numerador e denominador, obtenção de frações equivalentes e operações de adição e subtração de frações com mesmo denominador e denominadores distintos. Os resultados da sala de aula analisados neste trabalho têm a intenção de contribuir como material de apoio para os professores que enfrentam dificuldades de ensino semelhantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5564131por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record