dc.contributor.author | Zola, Fausto Lombardo | |
dc.date.accessioned | 2018-05-22T12:57:15Z | |
dc.date.available | 2018-05-22T12:57:15Z | |
dc.date.issued | 2018-05-02 | |
dc.identifier.citation | ZOLA, Fausto Lombardo. A matemática e o futebol: aprendendo matemática com as cobranças de pênaltis. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10102. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10102 | |
dc.description.abstract | In this work, having as a guideline the football penalty kicks, is presented the idealization, the development, the application and the results analysis of a didactic sequence in order to teach and recover some mathematical concepts. As final product a penalty simulator in GeoGebra and five activity sheets were obtained, which were applied in two classes of the second year of high school in a private school in Bebedouro/SP. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Cobranças de pênaltis | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Porcentagem | por |
dc.subject | Razão | por |
dc.subject | Probabilidade | por |
dc.subject | Gráficos | por |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.subject | Football penalty kicks | eng |
dc.subject | Percentage | eng |
dc.subject | Ratio | eng |
dc.subject | Probability | eng |
dc.subject | Graphs | eng |
dc.title | A matemática e o futebol: aprendendo matemática com as cobranças de pênaltis | por |
dc.title.alternative | The mathematics and football: learning mathematics with penalty kicks | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Paulo Antônio Silvani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, tendo como fio condutor as cobranças de pênaltis no futebol, apresentamos a idealização, a construção, a aplicação e a análise dos resultados de uma sequência didática para o ensino e a retomada de alguns conteúdos matemáticos. Como produto final, obtivemos um simulador de cobrança de pênaltis no GeoGebra e cinco fichas de atividades, as quais foram aplicadas em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de 2017 de uma escola particular de Bebedouro/SP. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |