dc.contributor.author | Pavani, Vinícius Vaz | |
dc.date.accessioned | 2018-06-21T13:27:32Z | |
dc.date.available | 2018-06-21T13:27:32Z | |
dc.date.issued | 2018-06-13 | |
dc.identifier.citation | PAVANI, Vinícius Vaz. A matemática financeira na sala de aula. Uma proposta de atividades com problemas do cotidiano. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10196. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10196 | |
dc.description.abstract | In this research we present the idealization, the construction, the application and the analysis of results of a didactic sequence to the teaching and the resumption of some mathematical contents, having as a guide financial mathematics applied on a daily basis. As a final product we got four activities sheets with items (questions) of gradual complexities to enable the student`s autonomy and facilitate understanding in relation to the proposed situations. The activities sheets were applied in two classes of the third grade of the Industrial Automation Technical Course and Computer Technical Course for Internet, both integrated to High School in 2017 at Instituto Federal do Paraná campus in Telêmaco Borba-PR. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Matemática financeira | por |
dc.subject | Juros | por |
dc.subject | Porcentagem | por |
dc.subject | Investimento | por |
dc.subject | Fichas de atividades | por |
dc.subject | Financial mathematics | eng |
dc.subject | Interests | eng |
dc.subject | Percentage | eng |
dc.subject | Investment | eng |
dc.subject | Activities sheets | eng |
dc.title | A matemática financeira na sala de aula. Uma proposta de atividades com problemas do cotidiano | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Paulo Antônio Silvani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho apresentamos a idealização, a construção, a aplicação e a análise dos resultados de uma sequência didática para o ensino e a retomada de alguns conteúdos matemáticos, tendo como fio condutor a matemática financeira aplicada ao cotidiano. Como produto final obtivemos quatro fichas de atividades composta por itens (questões) de complexidades gradativas para viabilizar a autonomia do aluno e facilitar sua compreensão em relação às situações propostas. As fichas foram aplicadas em duas turmas do terceiro ano dos cursos Técnico em Automação Industrial e Técnico em Informática para Internet, ambos integrados ao Ensino Médio de 2017 no campus do Instituto Federal do Paraná na cidade de Telêmaco Borba/PR. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 5564074 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4442048782128819 | por |