Show simple item record

dc.contributor.authorFizzon, Luciano Mateus
dc.date.accessioned2018-06-21T20:16:18Z
dc.date.available2018-06-21T20:16:18Z
dc.date.issued2018-06-08
dc.identifier.citationFIZZON, Luciano Mateus. O uso de jogos e material concreto no ensino de geometria espacial. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10201.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10201
dc.description.abstractThe work developed with the use of playful materials plays a fundamental role in the teaching and learning of Mathematics, especially in the field of Spatial Geometry, carried out with high school classes. The didactic sequence based on Didactic Engineering, was used as a form of investigation, and a posteriori analysis was carried out, which shows that learning from the use of concrete materials gives students a greater assimilation of mathematical content. The activities carried out in this work are also intended to improve teacher practice, being an important tool in the construction of meaningful learning, to be used in other moments in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMateriais concretospor
dc.subjectJogos matemáticospor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectVolumepor
dc.subjectPrincípio de Cavalieripor
dc.subjectConcrete materialseng
dc.subjectMathematical gameseng
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectCavalieri’s principleeng
dc.titleO uso de jogos e material concreto no ensino de geometria espacialpor
dc.title.alternativeThe use of games and concrete material in the teaching of spatial geometryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moura, Renato José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227908949297904por
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido com utilização de materiais lúdicos tem papel fundamental para o ensino-aprendizagem da Matemática, em especial ao campo da Geometria Espacial, realizado esse com turmas do Ensino Médio. Foi utilizada a sequência didática baseada na Engenharia Didática, como forma de investigação, realizando-se ao final, uma análise a posteriori que evidencia que o aprendizado a partir do uso de materiais concretos proporciona aos alunos uma maior assimilação do conteúdo matemático. As atividades realizadas neste trabalho têm o intuito de também aperfeiçoar a prática do professor, sendo uma importante ferramenta na construção da aprendizagem significativa, para serem utilizadas em outros momentos na sala de aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5617681por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5595881224681163por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record