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dc.contributor.authorPires, Flávio de Souza
dc.date.accessioned2018-08-06T19:13:24Z
dc.date.available2018-08-06T19:13:24Z
dc.date.issued2017-02-24
dc.identifier.citationPIRES, Flávio de Souza. Metanálise de pesquisas brasileiras que tratam do desenvolvimento do pensamento algébrico na escola básica (1994-2014). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10323.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10323
dc.description.abstractThis study is a PhD thesis whose objective is to identify, describe and analyze what theoretical and methodological elements have been considered in Brazilian dissertations in Mathematics Education, from 1994 to 2014; which relationships with the development of algebraic thinking, their main contributions and challenges to the teaching of algebra in mathematics classes of basic education, more specifically mainstream education of primary school and secondary school. The issue that guides the research is defined as: which elements indications that composed algebraic thinking have been conceived and described by Brazilian studies in Mathematical Education from 1994 to 2014, and which of these elements have been prioritized in the teaching of algebra in basic education? For this, a qualitative meta-analysis was performed with 20 dissertations that composed the corpus analysis of the thesis, by taking into account as the theoretical basis for the data analysis the Ginzburg (1989) indiciary paradigm. We identified, starting from signs, a conception of ready and finished mathematics, the science of standards and regularities, which has an abstract thinking, a formal and symbolic language, by the researchers themselves. All these hypotheses can be identified in the memorials and interpretation of the theoretical references used in the research. Another evidence are the activities and didactic sequences elaborated by the teachers/researchers that prioritize in a certain section the formal algebra, symbolic, through the observation of regularities and numerical and/or geometric patterns in the process of teaching algebra. There is certainty that the use of activities involving regularities and patterns initiates algebraic thinking and little differentiation or deepening between the concepts of thought and language.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectMetanálise qualitativapor
dc.subjectDesenvolvimento do pensamento algébricopor
dc.subjectParadigma do saber indiciáriopor
dc.subjectEnsino de álgebrapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectQualitative meta-analysiseng
dc.subjectDevelopment of algebraic thinkingeng
dc.subjectParadigm of indicial knowledgeeng
dc.subjectAlgebra teachingeng
dc.subjectMathematical educationeng
dc.titleMetanálise de pesquisas brasileiras que tratam do desenvolvimento do pensamento algébrico na escola básica (1994-2014)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoEste estudo configura-se em uma tese de doutorado cujo objetivo é identificar, descrever e analisar que elementos teóricos e metodológicos têm sido considerados em dissertações brasileiras em Educação Matemática, no período de 1994 a 2014; quais relações possuem com o desenvolvimento do pensamento algébrico, suas principais contribuições e desafios para o ensino de álgebra em aulas de matemática da educação básica, mais especificamente o ensino fundamental e médio regular. A questão que norteia a investigação está assim definida: que indícios dos elementos que compõem o pensamento algébrico vêm sendo concebidos e descritos nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática no período de 1994 a 2014, e, quais desses elementos têm sido priorizados no ensino de álgebra na educação básica escolar? Para isso, uma metanálise qualitativa foi realizada com 20 dissertações que compuseram o corpus de análise da tese, levando-se em consideração como fundamento teórico para a análise dos dados o paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Identificou-se, a partir dos indícios, uma concepção de matemática pronta e acabada, a ciência dos padrões e das regularidades, que possui um pensamento abstrato, uma linguagem formal e simbólica, por parte dos próprios pesquisadores. Todas essas hipóteses podem ser identificadas nos memoriais e interpretação dos referenciais teóricos utilizados nas pesquisas. Outra evidência são as atividades e sequências didáticas elaboradas pelos professores/pesquisadores, que priorizam em certa parte a álgebra formal, simbólica por meio da observação de regularidades e padrões numéricos e/ou geométricos no processo de ensinar álgebra. A certeza de que a utilização de atividades envolvendo regularidades e padrões iniciam o pensamento algébrico e pouca diferenciação ou aprofundamento entre os conceitos de pensamento e linguagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4768933864136828por


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