Mostrar el registro sencillo del ítem
Números complexos e transformações geométricas
dc.contributor.author | Paschoalino, Patrick Thiago | |
dc.date.accessioned | 2018-08-23T18:02:54Z | |
dc.date.available | 2018-08-23T18:02:54Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.identifier.citation | PASCHOALINO, Patrick Thiago. Números complexos e transformações geométricas. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10399. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10399 | |
dc.description.abstract | The objective of this work was the development of a didactic sequence for the presentation of the set of complex numbers for the students of the third year of High School. The activities carried out prioritized the geometric approach, aiming at the application of operations in geometric transformations of figures (rotation, translation and homotetia), which represents one of the learning situations in the Student Book. These activities were carried out with the intention of minimizing the resistance and disinterest presented, in most cases, by students in relation to the content "Complex Numbers". Preliminary studies were carried out on the history and theory behind the didactic sequence. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Números complexos | por |
dc.subject | Transformações geométricas | por |
dc.subject | Vetores | por |
dc.subject | Representação no plano | por |
dc.subject | Complex numbers | eng |
dc.subject | Geometric transformations | eng |
dc.subject | Vectors | eng |
dc.subject | Representation in the plane | eng |
dc.title | Números complexos e transformações geométricas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bertoncello, Luciene Nogueira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8028970771846775 | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma sequência didática para a apresentação do conjunto dos números complexos aos alunos da terceira série do Ensino Médio. As atividades realizadas priorizaram a abordagem geométrica, visando a aplicação das operações em transformações geométricas de figuras (rotação, translação e homotetia), o que representa uma das situações de aprendizagem do Caderno do Aluno. Estas atividades foram realizadas com o intuito de minimizar a resistência e o desinteresse apresentados, na maioria das vezes, pelos alunos em relação ao conteúdo “Números Complexos”. Foram realizados estudos preliminares sobre a história e a teoria que fundamentaram a sequência didática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |