Mostrar registro simples

dc.creatorFernandes, Flávio Miguel Dos Santos
dc.date.accessioned2018-12-06T13:32:19Z
dc.date.available2018-12-06T13:32:19Z
dc.date.issued2018-11-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10761
dc.description.abstractThe present study is a proposal to the teaching of probability to high school students. A description of the historical and conceptual construction, definitions and theorems about probability as an explanation of classic and frequentist approaches and conditional and geometric probability are presented. . The necessity of an efficient teaching approach was the motivation for the selection of this topic, as well as the official documents. For this construction, concepts and ideas in the teaching of mathematics were used as a theoretical basis for the activity comprehension and methodological strategies, listed next: teaching through problem solving, being Onuchic (1999) as the main reference, with historical characteristics and orientations of teaching of mathematics and critic mathematical education defined by Skovsmose (2008), with important principles and a critic view of role of mathematics on society. With that, a teaching proposal with seven sequential activities is presented. The activities are in accordance with what it was studied and with the theoretical analysis of what is expected on its development. The proposal is not implemented yet, but we expect that it will be implemented, and analyze it in the future.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectEducação Matemática Críticapor
dc.titleResolução de Problemas e Educação Matemática Crítica: Uma Proposta para o Ensino de Probabilidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pires, Rogério Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215852H3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8015657A2por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de ensino sobre Probabilidade para o Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e conceitual, definições e teoremas sobre Probabilidade, como a explicação dos enfoques clássicos e frenquentistas, Probabilidade condicional e Probabilidade geométrica. A motivação da escolha do tema foi a necessidade de uma abordagem eficaz no ensino, conforme também os documentos oficiais orientam o ensino no país. Para essa construção foram abordados alguns conceitos e ideias da Educação Matemática, utilizando-as como embasamento teórico para compreensão e estratégias metodológicas na construção das atividades, são elas: o ensino através da Resolução de Problemas, tendo como referência Onuchic (1999), com características históricas e orientações do ensino de Matemática e a Educação Matemática Crítica definida por Skovsmose (2008), com preceitos importantes e uma visão crítica do papel da Matemática na sociedade. De acordo com os estudos prévios foi apresentada uma proposta com sete sequências de atividades, juntamente com uma análise teórica do que é esperado no seu desenvolvimento. A proposta não foi implementada, porém a intenção é num futuro próximo aplicá-la e analisá-la em alguma turma para poder avaliar os resultados obtidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples