Show simple item record

dc.contributor.authorRetamero, Alex Amilton Costa
dc.date.accessioned2019-05-02T13:35:03Z
dc.date.available2019-05-02T13:35:03Z
dc.date.issued2019-02-05
dc.identifier.citationRETAMERO, Alex Amilton Costa. Física e Geociências: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Termodinâmica e Ondulatória. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11344.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11344
dc.description.abstractThe aim of the work was to verify the limit and contributions of the association between Physic and Geosciences in the High School. To this, two Potentially Meaningful Teaching Units (PMTUS) were developed based in either theories (or models): Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) of Gerard Fourez and of the David Ausubel's Theory of significant learning. Developed in 2017 for the second year students of a private school in Curitiba, Paraná, Brazil, the PMTUS were applied from contents of Thermodynamic and Waves. These contents were approached from the study of Climate and Interior Model of the Earth. Preliminary results indicate that the association of Physics and Geosciences can motivate students and give meaning to the contents studied.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem Significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, Física, Geociências.por
dc.titleFísica e Geociências: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Termodinâmica e Ondulatóriapor
dc.title.alternativePhysics and Geosciences: an interdisciplinary proposal for the teaching of thermodynamics and wavepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dias , Airton Natanael Coelho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070166380084691por
dc.contributor.advisor-co1Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar os limites e as contribuições das aproximações entre Física e Geociências no ensino médio. Para isso, foram elaboradas duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) tendo como principal aporte para as atividades de ensino as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), propostas por Gerard Fourez, e a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. Aplicadas em 2017 para alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola privada situada em Curitiba-PR. As UEPS voltam-se para conteúdos de Termodinâmica e Ondulatória. Estes conteúdos foram abordados a partir de estudos sobre “Clima da Terra” e sobre o “Modelo do Interior da Terra”. Os resultados preliminares indicam que as relações entre Física e Geociências podem motivar os estudantes e conferir significado aos conteúdos estudadospor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6704616715976854por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record