dc.contributor.author | Freitas, Felipe Grilli | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T20:01:40Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T20:01:40Z | |
dc.date.issued | 2019-02-26 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Felipe Grilli. Sequências didáticas inéditas e introdução à esperança matemática aplicadas em cursos pré-vestibulares. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11415. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11415 | |
dc.description.abstract | In the routine of the pre-university courses one tends to work, in a year, the diverse contents
which are studied in high school, often giving greater depth or emphasis on some subjects.
There are already well-qualified students, others less. Some students, dedicated to studies for
some years, and knowledgeable of most of the questions of previous exams, need to settle and
deepen for, besides fixing questions, completing them in short intervals of time; others have
a contact much more superficial and initial with the contents incident on the great university
entrance exams. In this sense, this work presents sequences of teaching composed of questions
written by the author, worked on the methodology of didactic engineering, applied for the
revision of several fundamental contents for the university entrance exams ENEM, FUVEST,
UNESP, UNICAMP and UNIFESP, in all your phases, aiming to improve the diferent levels of
student's knowledge . In addition, there is an introduction, through problems, to the concept of
statistical hope. Therefore, this work proposes to present activities with unpublished questions,
in forms attractive to develop the classes and possibilities to present a new mathematical
concept for students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Esperança matemática | por |
dc.subject | Teaching of mathematics | eng |
dc.subject | Teaching Practice | eng |
dc.subject | Expected Value | eng |
dc.title | Sequências didáticas inéditas e introdução à esperança matemática aplicadas em cursos pré-vestibulares | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | Na rotina dos cursos pré-vestibulares costuma-se trabalhar, em um ano, os diversos conteúdos
que são estudados no ensino médio, conferindo muitas vezes maior profundidade ou ênfase
relativas para alguns assuntos. Depara-se com alunos já bem qualificados, outros menos.
Alguns, estudiosos há alguns anos e conhecedores da maioria das questões de exames anteriores,
precisam assentar e aprofundar para, além de acertar questões, concluí-las em pequenos
intervalos de tempo; outros possuem um contato muito mais superficial e inicial com os conteúdos incidentes nos grandes vestibulares. Neste sentido, este trabalho apresenta sequências
de ensino constituídas de questões escritas pelo autor, trabalhadas a partir da metodologia
da engenharia didática, aplicadas para a revisão de diversos conteúdos fundamentais para os
vestibulares do ENEM, FUVEST, UNESP, UNICAMP e UNIFESP, em todas as suas fases,
visando aprimorar os diversos níveis de conhecimento dos alunos. Além disso, faz-se uma
introdução, através de problemas, ao conceito de esperança matemática. Sendo assim, este
trabalho propõe-se a apresentar atividades com questões inéditas, formas atrativas de se desenvolver
as aulas e possibilidades para apresentação de um conceito matemático novo para
os alunos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |