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dc.creatorMendes, Lucas
dc.date.accessioned2019-05-14T18:59:06Zeng
dc.date.available2019-05-14T18:59:06Zeng
dc.date.issued2019-03-07eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11420por
dc.description.abstractThis dissertation focused on the analysis of social indicators related to the training of teachers with a degree in the area of Sciences, specifically in the areas of Biological Sciences, Physics and Chemistry, in relation to Special Education (SP) in the perspective of Inclusive Education (IE) from the microdata of the School Census in the North and Midwest Regions. Based on our research objective, we divided the dissertation into four chapters. Chapter one presents the formation of teachers divided into two topics: the first deals with the historical context of teacher education in Brazil and the second relates to the formation of teachers in the area of Sciences to act with the target audience of EE in the perspective of IE. Subsequently, in chapter two, we discussed the issue of social indicators in terms of definition and use, discussing the importance of the quantitative approach in educational research. The third chapter deals with the methodology of the research, which has a quantitative delineation, since we seek to understand the microdata of the School Census/MEC/INEP through the use of the software Statistical Package for the Social Science for Windows (SPSS). The fourth chapter analyzes the statistical data of teachers working in the North and Midwest Regions, in which we find that the teachers with a degree in Biological Sciences, Physics and Chemistry of the mentioned regions have alarming indicators regarding SP in the perspective of IE, in view of the very low number of teachers with training to work with students with disabilities and/or SEN. Finally, we present the final considerations, since from these indicators we find that teachers who have training in the area of Sciences and work in those regions need initial and continuous training courses that contemplate in their broad disciplines focused on the care of students who make up the target audience of SP and all the diversity of SENs. We emphasize that we do not seek generalizations based on this research but emphasize that teacher training and schooling of students with disabilities and/or SEN are two areas that require investment and attention from the public power, since the present in the national scenario and the difficulty of educating science teachers for inclusion.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.titleFormação de professores de Ciências e a Educação Especial/Educação Inclusiva: análise dos indicadores do Censo Escolar das Regiões Norte e Centro-Oestepor
dc.title.alternativeTeacher education in Science and Special Education/Inclusive Education: analysis of the indicators of the School Census of the North and Central-West Regionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400597671073289por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7058568137195700por
dc.description.resumoEsta dissertação focalizou a análise dos indicadores sociais referentes à formação de professores com licenciatura na área de Ciências, mais especificamente no que tange as áreas de Ciências Biológicas, Física e Química, em relação à Educação Especial (EE) na perspectiva da Educação Inclusiva (EI) a partir dos microdados do Censo Escolar das Regiões Norte e Centro-Oeste. Amparado em nosso objetivo de pesquisa, dividimos a dissertação em quatro capítulos. O capítulo um apresenta a formação de professores dividida em dois tópicos: o primeiro trata o contexto histórico da formação de professores no Brasil e o segundo relata sobre a formação de professores na área de Ciências para atuar com o público alvo da EE na perspectiva da EI. Posteriormente, no capítulo dois, discutimos sobre a temática dos indicadores sociais, no que se refere a definição e utilização, discutindo na sequência a importância da abordagem quantitativa na pesquisa educacional. Já o terceiro capítulo trata da metodologia da pesquisa, que teve delineamento quantitativo, visto que buscamos o entendimento dos microdados do Censo Escolar/MEC/INEP por meio da utilização do software Statistical Package for the Social Science for Windows (SPSS). O quarto capítulo contempla a análise dos dados estatísticos dos docentes que atuam nas Regiões Norte e Centro-Oeste, na qual constatamos que os professores com Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química das referidas regiões possuem indicadores alarmantes no que tange à EE na perspectiva da EI, tendo em vista a baixíssima quantidade de docentes com formação para atuar com alunos com deficiência e/ou NEE. Por fim, apresentamos as considerações finais, visto que a partir destes indicadores constatamos que os professores que possuem formação na área de Ciências e atuam nas referidas regiões necessitam de cursos de formação inicial e continuada que contemplem em suas grades disciplinas voltadas ao atendimento dos alunos que compõem o público alvo da EE e toda a diversidade de NEEs. Destacamos que não buscamos generalizações a partir dessa pesquisa, mas ressaltar que a formação de professores e a escolarização de alunos com deficiência e/ou NEE são duas áreas que necessitam de investimento e atenção do poder público, haja visto a situação que ambas as áreas se apresentam no cenário nacional e a dificuldade de formarmos professores de ciências para a inclusão.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Campus ARARAS)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor


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