Show simple item record

dc.creatorDametto, Nicole Zanchetta
dc.date.accessioned2019-05-14T19:22:01Zeng
dc.date.available2019-05-14T19:22:01Zeng
dc.date.issued2019-03-11eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11422por
dc.description.abstractThis study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001 , part of the context of it of Institutions of Higher Education with quality in front of an information society. Several actions to guarantee this quality are already made worldwide, such as the creation of spaces for university teaching. In this sense, based on the assumption that teaching is a profession and as such it is learned, it had as objectives to identify which training proposals appear in published articles, identify which proposals insert Science Teaching and finally compare how they are treated at the national level and international. The bibliographical research resulted in 19 articles in the national scope and 21 articles in the international scope that were organized in three conceptions of learning (objectivist, constructivist and communicative). We can conclude that due to the few articles found and practically the absence of articles that deal with university teaching and Science Teaching that in Brazil is still a possible area for future research and publications, while in the international scope we have evidence of the possibility of more work about this theme.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectEpistemologia dialógicapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectUniversity teachingeng
dc.subjectDialogical epistemologyeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titlePesquisa bibliográfica em revistas nacionais e internacionais sobre processos de formação de formadores e ensino de ciênciaspor
dc.title.alternativeBibliographical research in national and international journals on processes of formation of trainers and teaching of scienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752364539562416por
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, parte do contexto dele de Instituições de Ensino Superior com qualidade frente a uma sociedade da informação. Diversas ações para garantir essa qualidade já são feitas mundialmente, como a criação de espaços formativos de docência universitária. Nesse sentido, partindo do pressuposto que a docência é profissão e como tal ela é aprendida, teve como objetivos identificar quais as propostas formativas que aparecem nos artigos publicados, identificar quais propostas inserem o Ensino de Ciências e por fim comparar como são tratadas no âmbito nacional e internacional. A pesquisa bibliográfica teve como resultados 19 artigos no âmbito nacional e 21 artigos no âmbito internacional que foram organizados em três concepções de aprendizagem (objetivista, construtivista e comunicativa). Podemos concluir que pelos poucos artigos encontrados e praticamente a inexistência de artigos que versam sobre a docência universitária e o Ensino de Ciências que no Brasil ainda é uma área possível para futuras pesquisas e publicações enquanto que no âmbito internacional temos a evidencia da possibilidade de mais trabalhos sobre essa temática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Campus ARARAS)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record