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dc.creatorKauvauti, Bruno Terra
dc.date.accessioned2019-06-26T18:28:02Z
dc.date.available2019-06-26T18:28:02Z
dc.date.issued2019-04-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11466
dc.description.abstractThe present work aims to present a didactic material for the Physics Teaching focuses on students with visual deficiency in common classrooms. The method adopted is summarized in the high-relief models based on illustrative images of the supporting curriculum book of the State of São Paulo. The use of adaptations of images in high-relief models is not new, but the work developed in this dissertation differs from others consulted so far, as it presents an application model for high-relief models in common classroom. In relation to learning theory, we are based on the theory of Ausubel. We observed that inclusive education is not an easy task to perform, since there are many other existing obstacles in this process, among which we highlight: the difference in levels of learning among students in the same classroom, the lack of support for students with visual impairment (instrumental, environmental and social) and the lack of training for Physics teachers in the specificity of the student with visual impairment. However, the present work does not intend to solve this situation, but rather to collaborate in raising awareness of teachers, so that they can improve their didactics in respect to Physics teaching for students with visual impairment. We believe that these models have demonstrated that it is possible to achieve the expected objectives, since, among the students who kept track on the activity and participated in it until the end of the process, there were reports that the models (tactile-visual models) allowed a better comprehension of the physical concept and a better development of classes.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMaquete alto-relevopor
dc.subjectTeaching Physicspor
dc.subjectInclusive educationpor
dc.subjectVisual impairmentpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectHigh-relief mockuppor
dc.titleConstrução de material didático para o ensino de Física para alunos com deficiência visual.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8920510756124949por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um material didático para o Ensino de Física para alunos com deficiência visual em salas de aulas comuns. O recurso desenvolvido resume-se em maquetes de alto-relevo baseadas em imagens ilustrativas do caderno de apoio ao currículo do Estado de São Paulo. O uso de adaptações de imagens em maquetes de alto-relevo não é novo, porém o trabalho desenvolvido nessa dissertação difere de outros consultados até o momento, pois apresenta um modelo de aplicação para as maquetes de alto-relevo em sala de aula comum. Em relação à teoria de aprendizagem, baseamos na teoria de Ausubel. Observamos que a educação inclusiva não é uma tarefa fácil de efetivar, pois existem muitos outros percalços vigentes nesse processo, dentre os quais destacamos: o atraso educacional entre alguns alunos presentes em uma mesma sala de aula, a falta de apoio aos alunos com deficiência visual (instrumentais, ambientais e sociais) e a falta de formação do professor de Física acerca das especificidades do aluno com deficiência visual. Contudo, o presente trabalho não pretende solucionar essa situação, mas colaborar na conscientização dos professores para que possam melhorar sua didática em respeito ao ensino de Física para alunos com deficiência visual. Acreditamos que as maquetes demonstraram alcançar os objetivos esperados, pois, dentre os alunos que acompanharam e participaram até ao fim da atividade, houve relatos de que os modelos (maquetes táteis-visuais) possibilitaram melhor visualização do conceito físico e, melhor desenvolvimento da aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Física - PROFIS (Campus SOROCABA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 5631333por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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