dc.contributor.author | De Lima, Carlos Alberto | |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T13:20:48Z | |
dc.date.available | 2019-07-12T13:20:48Z | |
dc.date.issued | 2019-03-06 | |
dc.identifier.citation | DE LIMA, Carlos Alberto. Uma proposta de sequência didática no ensino de astronomia para alunos do 6º ano do ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11486. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11486 | |
dc.description.abstract | This research work had as a starting point to elaborate a set of didactic sequences directed to the teaching of astronomy for students of the 6th year of elementary school II obeying three stages: Student knowledge, ideas of the experimental context and knowledge of science. A total of 14 sequences were elaborated in which we explored children's inherent interest in questioning the "whys" of things, using situations of conflict and problematization with experimentation from easily accessible materials using multiple strategies. As it is a question of a scientific literacy in the teaching of astronomy, the present proposal does not bring a mathematical rigor of the concepts formally studied, but rather a situation of conflict generated by problematizing questions to know the previous thought of the students, followed by phenomenological discussions, video presentation , exhibition of digital simulators, construction of models and experimentation with a view to the re-construction of the studied astronomical phenomenon. Throughout the class the students were submitted to several questions of the most varied difficulties, many present in national vestibular, others created by the author, either in regimental tests or in extracurricular activities. We obtained very positive results from the students involved with a strong feeling that it is good to teach and learn physics significantly since the initial grades of elementary school II. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Sequência Didática | por |
dc.subject | Experimentos de baixo custo. | por |
dc.title | Uma proposta de sequência didática no ensino de astronomia para alunos do 6º ano do ensino fundamental II | por |
dc.title.alternative | A proposal of a didactic sequence in the teaching of astronomy for students of the 6th year of elementary school II | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Tersio Guilherme de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0705292304279277 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho de pesquisa teve como ponto de partida elaborar um conjunto de sequências didáticas voltadas para o ensino de astronomia para alunos do 6º ano do ensino fundamental II obedecendo três etapas: Saberes do aluno, ideias do contexto experimental e conhecimento da ciência. Ao total foram elaboradas 14 sequências onde exploramos o interesse inerente das crianças em questionar os "porquês" das coisas, utilizando situações de conflito e problematização com experimentação a partir de materiais de fácil acesso com uso de múltiplas estratégias. Como se trata de uma alfabetização científica no ensino de astronomia a presente proposta não traz um rigor matemático dos conceitos formalmente estudados, mas sim uma situação de conflito gerado por questões problematizadoras para conhecer o pensamento prévio dos alunos, seguidas por discussões fenomenológicas, apresentação de vídeos, exposição de simuladores digitais, construção de maquetes e experimentação com vistas à reconstrução do fenômeno astronômico estudado. Ao longo das aulas os alunos foram submetidos a diversas questões das mais variadas dificuldades, presentes em vestibulares de âmbito nacional, outras criadas pelo autor, sejam em provas regimentais ou em atividades extracurriculares. Obtivemos resultados muito positivos por parte dos alunos envolvidos com uma forte sensação de que é gostoso ensinar e aprender Física de forma significativa desde as séries iniciais do ensino fundamental II. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 5631332 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5296985429879072 | por |