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dc.creatorPereira, André Luiz
dc.date.accessioned2019-07-19T16:18:29Z
dc.date.available2019-07-19T16:18:29Z
dc.date.issued2019-04-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11541
dc.description.abstractTeaching physics has always been a challenge for teachers. It is usually based on expository lessons and application of mathematical formulas, providing only a process of memorization of contents and resolution of exercises aimed to college admission exams. In this perspective the students usually do not see much use in studying Physics, by further worsening the scenario for lecturing and learning Physics. One of the most widely studied methodologies for Physics teaching is the experimentation. Although scientific experiments attract the attention of students, it is almost not applied in the classroom, either for lack of time to check the capabilities of the experiment or lack of proper space to perform the activities. Motivated by a group of students with below-average grades in a private high school in Campinas city, São Paulo state, we developed in this work an educational product in which we consider both theoretical classes and demonstrative experiments in a complementary way. Our mainly objective is to make Physics learning more effective by providing a better student-teacher interaction. Using the investigation as the procedure conducted in the experimentation the student can play an active role in the process of knowledge construction with the teacher as a mediator. Two experiments were set up for this purpose: a pendulum made of rubber band and a massive weight, which was used to show the anomalous dilatation of rubber, and the rubber band heat engine, cited by Richard Feynman in his lectures, to show how a heat engine works according to the laws of Thermodynamics and Mechanics. With these experiments we worked many concepts such as heat, thermal expansion, the laws of Thermodynamics, heat engines, torque, center of mass and many others. Our proposal was successfully applied. The students were motivated for attending the classes, questioning and creating hypotheses through the supervision of the teacher, showing that the methodology used is promising to improve students' motivation and performance in Physics classes.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectMecânicapor
dc.titlePrincípios da termodinâmica e mecânica: motor térmico de elásticospor
dc.title.alternativePrinciples of thermodynamics and mechanics: the rubber bands heat engineeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, James Alves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2212240621620011por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8365336780915198por
dc.description.resumoEnsinar física nos dias atuais é um desafio para os professores. Usualmente o ensino de Física é alicerçado em métodos expositivos e aplicação de fórmulas, culminando geralmente em processos de memorização de conteúdos e resolução de exercícios voltados para o vestibular. Nesta perspectiva os alunos normalmente não veem muita utilidade em estudar física, piorando ainda mais a situação para o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Uma metodologia muito estudada por pesquisadores na área de ensino de física é a experimentação. Apesar de chamar a atenção dos alunos, ela é pouco aplicada na sala de aula, seja por falta de tempo para testar os experimentos, ou espaço próprio, como laboratórios, para a realização das atividades. Motivados por uma turma com rendimento escolar muito abaixo da média, em uma escola particular de Campinas/SP, desenvolvemos neste trabalho um produto educacional que considera aulas teóricas e experimentos investigativos de forma complementar, com o objetivo de tornar as aulas de Física mais dinâmicas para melhorar a interação entre alunos e professores e tornar o aprendizado mais efetivo. Utilizando a metodologia voltada para a investigação o aluno ocupa uma posição mais ativa no processo de construção do conhecimento e o professor passa a ser mediador ou facilitador desse processo. Nossa proposta foi desenvolvida a partir da montagem de dois experimentos: o pêndulo de elásticos, o qual foi utilizado para mostrar a dilatação anômala da borracha, e o motor térmico de elásticos, utilizado como exemplo de máquina térmica. Com estes experimentos conseguimos trabalhar conteúdos de física que fazem parte do currículo do ensino médio como os conceitos de calor, dilatação térmica, as leis da termodinâmica, máquinas térmicas, torque e centro de massa. Com a aplicação da nossa proposta os alunos participaram de maneira ativa das aulas, questionando e criando hipóteses tendo o professor como mediador. Verificamos com isso que a metodologia utilizada pode ser bastante promissora para o aumento da motivação e rendimento dos alunos nas aulas de Física.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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