dc.contributor.author | Moraes, Fernanda Carpintero de | |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T13:43:07Z | |
dc.date.available | 2019-08-07T13:43:07Z | |
dc.date.issued | 2019-02-28 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Fernanda Carpintero de. Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história. 2019. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11630. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11630 | |
dc.description.abstract | This work aims to incite the researcher inside students, encouraging them to utilize the History of Mathematics as a tool in order to improve the learning process. The theme considered in this research was presented in classroom, and it was elaborated accordingly to São Paulo Faz Escola program. The History of Mathematics was chosen to be used in order to the students create the concepts to be used, and understand the need of the transition to its moment and its importance to present days. A survey on Measurement Units was conducted, after this procedure, the survey data were socialized, then it was suggested that they measured objects and spaces at school and compared the results. At the end, there was a debate about data obtained during the activity and the students' knowledge and understanding about the topic was remarkable. The final debate was enriching for both the students and me as a teacher, because I could see the interaction and commitment to the content. I conclude that this activity responded to its objectives. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | História da matemática | por |
dc.subject | Medidas métricas | por |
dc.subject | Unidades de medida | por |
dc.subject | Medidas não padronizadas | por |
dc.subject | History of Mathematics | eng |
dc.subject | Metric measures | eng |
dc.subject | Measure units | eng |
dc.subject | Non-standardized measures | eng |
dc.title | Um passo de cada vez: conhecendo as unidades de medida através da sua história | por |
dc.title.alternative | One step at a time: knowing the units of measurement through your story | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca instigar o pesquisador dentro de cada aluno, incentivando-o a utilizar e a buscar na história da Matemática inspiração, e usa-la como ferramenta para seu processo de aprendizagem. O tema abordado foi escolhido por fazer parte do conteúdo previsto em sala de aula pelo programa São Paulo Faz Escola. Busquei trabalhar com a História da Matemática como metodologia de ensino para que o aluno-pesquisador buscasse e construísse os conceitos que viriam a ser apresentados para que então compreendessem a necessidade da transição para o seu momento e sua importância nos dias atuais. Houve uma proposta de pesquisa sobre Unidades de Medidas, logo após fez-se a socialização dos dados obtidos e em seguida foi sugerido a eles que medissem objetos e espaços da escola e que comparassem os resultados. Ao final do processo, tivemos um debate sobre os dados obtidos durante a atividade e foi notável o conhecimento e compreensão dos alunos sobre o tópico. O debate final foi enriquecedor tanto para os alunos quanto para o professor, pode-se notar a interação, inserção e o comprometimento com o conteúdo. Conclui-se, portanto, que esta atividade atingiu seus objetivos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 5617669 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9261383685902169 | por |