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dc.creatorVizoná, Amanda
dc.date.accessioned2019-08-20T14:32:50Z
dc.date.available2019-08-20T14:32:50Z
dc.date.issued2019-03-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11750
dc.description.abstractThis thesis has been developed based upon the hypothesis that PT and PSDB, the main farsided Brazilian political parties in the last two decades, have made an ideological centripetal move, approaching political agendas that used to distinguish them. This move explains the weakening of the party-elector bounding and the end of the political polarization leading, thus, to the electoral defeat of both sides in 2018. In order to evaluate this hypothesis this article considers political parties analytical theories and their strategies and ideological preferences: the Rational Choice theory, which considers political parties as pragmatics vote-seeking institutions, and the Saliency theory, which considers party documents and official speeches as ideological propagandas capable to connect and attract supporters. Thus, this present article intends to evaluate the political party positioning through the cross-analysis of the govern program and the speech during the electoral televised debates. To do so, the speech sentence analysis method was used in order to fit such sentences into the categories designed by the “Manifesto Research on Political Representation” (MARPOR). After measuring the consentaneity between party documents and the speech during the electoral debates, such as the parties’ strategies to communicate them to the electors, this article contributes to the campaign strategy literature and points out that PT and PSDB are very much alike, in despite of what they allege.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectIdeologias partidáriaspor
dc.subjectProgramas de governopor
dc.subjectDebates televisivospor
dc.titleDiscursos eleitorais de PT e PSDB nos programas de governo e debates televisivos: ideologia, estratégias e pragmatismopor
dc.title.alternativePT's and PSDB's Electoral Discourses in Manifestoes and TV Debates: ideology, strategies and pragmatismeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Pedro José Floriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6336151484882362por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0395142824245016por
dc.description.resumoA presente tese foi desenvolvida a partir da hipótese de que PT e PSDB, as duas forças que figuraram como hegemônicas na competição eleitoral brasileira durante mais de duas décadas e em lados opostos, teriam se movimentado de maneira centrípeta na escala ideológica e diminuído a distância programática que os diferenciavam, fato que teria sido um dos responsáveis pela fragilização dos vínculos com o eleitor e esgotamento da polarização com a derrota dos dois partidos na eleição de 20018. Para avaliar tal hipótese, trabalhamos a partir das teorias analíticas dos partidos políticos e suas estratégias e preferências ideológicas: a “Escolha Racional”, que atribui aos partidos objetivos mais pragmáticos, em busca da maximização de votos e da vitória nas eleições, e a “Salience Theory”, que coloca os documentos partidários e os discursos como vitrines das preferências ideológicas dos partidos para que os eleitores possam criar vínculos e realizar escolhas. Neste sentido, esta tese teve por objetivo analisar o posicionamento discursivo de PT e PSDB através da instrumentalização dos discursos presentes nos programas de governo, em cruzamento com os discursos dos candidatos nos debates presidenciais televisivos. Para tanto, utilizamos o método de classificação de sentenças de discursos em categorias temáticas desenvolvidas pelo “Manifesto Research on Political Representation” (MARPOR). Após mensurar a congruência entre o discurso no programa de governo e o discurso no debate televisivo, assim como a estratégia dos dois partidos ao utilizar tais mecanismos de comunicação em campanha, foi possível contribuir para a literatura sobre estratégias em campanha e demonstrar que, na verdade, PT e PSDB estiveram mais próximos e pragmáticos do que se imagina.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência Políticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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