dc.contributor.author | Silva, Carlos Augusto | |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T14:53:08Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T14:53:08Z | |
dc.date.issued | 2019-09-06 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Augusto. Abordagem de conceitos sobre eletrostática no ensino médio através de uma oficina de ensino de Física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12024. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12024 | |
dc.description.abstract | A Physics workshop is a hands-on activity that can be used in the classroom or in the counter-time to increase student motivation in introductory physics courses at any level. In addition to helping students acquire a good conceptual foundation, it can contribute significantly to applying this knowledge in problem solving and engaging students in scientific practice. In this work we propose the elaboration of a workshop for the teaching of electrostatics. Our purpose was to show that experimentation in an investigative context in the format of a workshop can contribute significantly to facilitate the understanding of several abstract concepts such as electric charge, electric current, electric field and electric potential. This proposal was applied to three schools in the outback of the state of São Paulo for approximately 60 students. During the construction of the experiments the students used the logbook method to write down their observations, make hypotheses and answer questionnaires. With this procedure the student had the opportunity to participate in their own learning, exploring the advantages of scientific activity through investigative experimental proposals. The use of the workshop can be an interesting alternative to minimize the usual reductionism caused by the handout method, which is increasingly present in schools, to improve the relationship between teacher and students and to serve as a complementary methodology to theoretical physics classes. Our proposal was very well received in the classroom, having a motivating and integrative character for the teaching of electrostatic contents. Our educational product consists in the elaboration of a methodology for the application of a kit composed of a Kelvin electrostatic water dropper generator and other common experiments for the detection of electric fields, such as the electric pendulum, the electroscope, and also a handbook written in a simple and appropriate language for the high school physics teacher containing all the details of the construction and application of the kit. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Física. | por |
dc.subject | Gerador Eletrostático de Kelvin. | por |
dc.subject | Oficina de Ensino | por |
dc.subject | Physics | por |
dc.subject | Kelvin Electrostatic Water Dropper Generator. | por |
dc.subject | Teaching Workshop. | por |
dc.title | Abordagem de conceitos sobre eletrostática no ensino médio através de uma oficina de ensino de Física | por |
dc.title.alternative | Electrostatic concepts approach in high school through a physics teaching workshop | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, James Alves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2212240621620011 | por |
dc.description.resumo | Uma oficina de Física é uma atividade prática que pode ser utilizada em sala de aula ou no contra período letivo para aumentar a motivação dos alunos em cursos introdutórios de física em qualquer nível. Além de ajudar os alunos a adquirir uma boa base conceitual, esta pode contribuir significativamente para aplicação desse conhecimento na solução de problemas e envolvimento dos alunos em práticas científicas. Neste trabalho propomos a elaboração de uma oficina para o ensino de eletrostática. Nosso objetivo foi mostrar que a experimentação em um contexto investigativo no formato de uma oficina pode contribuir para facilitar o entendimento de vários conceitos abstratos, como carga elétrica, corrente elétrica, campo elétrico e potencial elétrico. Esta proposta foi aplicada em três escolas do interior do estado de São Paulo para aproximadamente 60 alunos. Durante a construção dos experimentos os alunos utilizaram o método do diário de bordo para anotar suas observações, elaborar hipóteses e responder questionários. Com este procedimento o aluno teve a oportunidade de participar de seu próprio aprendizado, explorando as vantagens da atividade científica através de propostas experimentais investigativas. O uso da oficina pode ser uma alternativa interessante para minimizar os habituais reducionismos provocados pelo método apostilado, cada vez mais presente nas escolas, melhorar a relação entre professor e alunos e servir como uma metodologia complementar das aulas teóricas de física. Nossa proposta foi muito bem recebida em sala de aula, tendo um caráter motivador e integrador para o ensino dos conceitos de eletrostática. Nosso produto educacional consiste na elaboração de uma metodologia para o emprego de um kit composto por um gerador eletrostático de Kelvin e outros experimentos mais simples para a detecção de campos elétricos, como o pêndulo elétrico, versórios, o eletroscópio. Todos os detalhes da construção e aplicação do kit foram escritos em uma linguagem simples e adequada para o professor de Física do nível médio de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2699603255901379 | por |