dc.contributor.author | Alvares, Valéria | |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T11:47:09Z | |
dc.date.available | 2020-01-16T11:47:09Z | |
dc.date.issued | 2019-12-13 | |
dc.identifier.citation | ALVARES, Valéria. Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12142 | |
dc.description.abstract | Students generally do not feel very close to physics and consider it beyond their realities and capabilities. Physics teachers can use various teaching techniques to try desmistifying this and presenting scientific knowledge in a more palatable and accessible way to students. In a world with so much technology from scientific studies that is increasingly embedded in everyday life, it is helpful to learn the principles of physics involved in these subjects and make them natural. The product described here is simple to use and could be used for engaging students in the subjects covered, as well as promoting peer interaction, which can be very helpful in teaching. Comic books can be a didactic tool, providing interesting learning resources according to Vygotsky's theories, the theorist chosen to guide the theme in question. The application of the product can be done in all grades of elementary school, from the early years to the end. We describe a teaching process that values the development of higher mental processes using thought language or written thought, materialized in comics that express internalized concepts or signs. Peer interaction is valued during the creative process, which can enhance the social aspects of those involved and promote scientific teaching using popular tools that bring ordinary people closer together. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Física em Quadrinhos | por |
dc.subject | História em Quadrinhos | por |
dc.subject | Teaching | por |
dc.subject | Comics | por |
dc.subject | Comics in teaching | por |
dc.title | Fisica em Quadrinhos: material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino | por |
dc.title.alternative | Physics in Comics: teacher support material using comics in teaching | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Cruz, Tersio Guilherme de Souza | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0705292304279277 | por |
dc.description.resumo | Os alunos, em geral, não se sentem muito próximos da Física e a consideram algo além de suas realidades e capacidades. Professores de Física podem usar diversas técnicas de ensino para tentar desmistificar isso e apresentar os conhecimentos científicos de modo mais palatável e acessível aos alunos. Em um mundo com tanta tecnologia, proveniente dos estudos científicos e que está cada vez mais inserida nas vidas cotidianas, é útil aprender os princípios da Física envolvidos nesses assuntos e torná-los algo natural. O produto que se descreve aqui é de uso simples e pode ser aplicado para maior envolvimento dos alunos nos assuntos abordados, bem como para promover a interação entre os pares, o que pode ser muito proveitoso no Ensino. As Histórias em Quadrinhos podem ser uma ferramenta didática, disponibilizando recursos interessantes de aprendizagem, de acordo com as teorias de Vigotski, o teórico escolhido para orientar o tema em questão. A aplicação do produto pode ser feita em todas as séries do Ensino básico, desde os anos iniciais até os finais. Descreve-se um processo de ensino que valoriza o desenvolvimento dos processos mentais superiores pela utilização da linguagem pensada ou do pensamento escrito, materializado nas histórias em quadrinhos que expressam os conceitos ou signos internalizados. Valoriza-se a interação entre pares durante o processo de criação, o que pode aprimorar os aspectos sociais dos envolvidos e promover o ensino científico utilizando ferramentas populares que aproximam as pessoas comuns. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.description.sponsorshipId | PROFISICA TURMA 2017 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4806532733616721 | por |