dc.contributor.author | Aquino, Tiago Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T12:50:37Z | |
dc.date.available | 2020-03-11T12:50:37Z | |
dc.date.issued | 2020-01-28 | |
dc.identifier.citation | AQUINO, Tiago Gonçalves. Disco estatístico: elaboração e utilização do jogo pedagógico em sala de aula de matemática no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12315. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12315 | |
dc.description.abstract | Statistics is part of our daily lives and reading and interpreting are necessary skills for all citizens. However, we realize that a growing number of public-school students can’t have access to statistical information. Faced with this difficulty, we propose here to review and request this content and skills using the game Statistical Disk. We expect that students will be able to: a) diagnose which statistical language skills need to be reviewed; b) select, develop and apply theoretical and practical activities on the subject; c) conduct research activities and collect data for charting; and d) analyze the benefits and harms, if any, of using practical in the math classroom. With the support of Didactic Engineering, we propose to survey which skills and content are being included in a diagnostic assessment, to propose a theoretical and practical intervention plan and to evaluate the students, comparing the data obtained in before, during and after to empirically analyze and how it improved. We could see the use of the reframed game and the context for learning terms prior to summaries for students, making their teaching-learning process fun and meaningful. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estatística | por |
dc.subject | Engenharia didática | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Jogos pedagógicos | por |
dc.subject | Statistics | eng |
dc.subject | Didactic engineering | eng |
dc.subject | Pedagogical games | eng |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.title | Disco estatístico: elaboração e utilização do jogo pedagógico em sala de aula de matemática no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Statistic's disc: elaboration and use of pedagogical board game during math classes on high school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Renato José de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227908949297904 | por |
dc.description.resumo | A Estatística faz parte de nosso dia-a-dia e saber a ler e interpretar são habilidades necessárias a todos os cidadãos. Porém, percebemos a crescente dificuldade que os alunos oriundos das escolas públicas têm ao lidar com informações de trato estatístico. Frente a essa dificuldade, propomos aqui a revisar e requisitar esses conteúdos e habilidades através do jogo Disco Estatístico. Esperamos que, dessa maneira, os alunos se tornem aptos a: a) diagnosticar quais habilidades relacionadas a linguagem estatística estão defasadas; b) selecionar, desenvolver e aplicar atividades teóricas e práticas sobre o tema; c) realizar atividade de pesquisa e coleta de dados para a construção de gráficos e d) analisar os benefícios e malefícios, se houveram, do uso de atividades lúdicas na sala de aula de Matemática. Com suporte da Engenharia Didática, nos propomos a levantar quais habilidades e conteúdos estavam em defasagem através de uma avaliação diagnóstica, propor um plano de intervenção teórico e prático e reavaliar os alunos, comparando os dados obtidos em antes, durante e depois para analisarmos empiricamente como se deu a melhora. Pudemos perceber que a utilização do jogo ressignificou e o contexto para aprendizagem de termos antes abstratos aos alunos, tornado seu processo de ensino-aprendizagem divertido e significativo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5612351972122684 | por |