Show simple item record

dc.contributor.authorAquino, Tiago Gonçalves
dc.date.accessioned2020-03-11T12:50:37Z
dc.date.available2020-03-11T12:50:37Z
dc.date.issued2020-01-28
dc.identifier.citationAQUINO, Tiago Gonçalves. Disco estatístico: elaboração e utilização do jogo pedagógico em sala de aula de matemática no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12315.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12315
dc.description.abstractStatistics is part of our daily lives and reading and interpreting are necessary skills for all citizens. However, we realize that a growing number of public-school students can’t have access to statistical information. Faced with this difficulty, we propose here to review and request this content and skills using the game Statistical Disk. We expect that students will be able to: a) diagnose which statistical language skills need to be reviewed; b) select, develop and apply theoretical and practical activities on the subject; c) conduct research activities and collect data for charting; and d) analyze the benefits and harms, if any, of using practical in the math classroom. With the support of Didactic Engineering, we propose to survey which skills and content are being included in a diagnostic assessment, to propose a theoretical and practical intervention plan and to evaluate the students, comparing the data obtained in before, during and after to empirically analyze and how it improved. We could see the use of the reframed game and the context for learning terms prior to summaries for students, making their teaching-learning process fun and meaningful.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectJogos pedagógicospor
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectDidactic engineeringeng
dc.subjectPedagogical gameseng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleDisco estatístico: elaboração e utilização do jogo pedagógico em sala de aula de matemática no ensino médiopor
dc.title.alternativeStatistic's disc: elaboration and use of pedagogical board game during math classes on high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moura, Renato José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227908949297904por
dc.description.resumoA Estatística faz parte de nosso dia-a-dia e saber a ler e interpretar são habilidades necessárias a todos os cidadãos. Porém, percebemos a crescente dificuldade que os alunos oriundos das escolas públicas têm ao lidar com informações de trato estatístico. Frente a essa dificuldade, propomos aqui a revisar e requisitar esses conteúdos e habilidades através do jogo Disco Estatístico. Esperamos que, dessa maneira, os alunos se tornem aptos a: a) diagnosticar quais habilidades relacionadas a linguagem estatística estão defasadas; b) selecionar, desenvolver e aplicar atividades teóricas e práticas sobre o tema; c) realizar atividade de pesquisa e coleta de dados para a construção de gráficos e d) analisar os benefícios e malefícios, se houveram, do uso de atividades lúdicas na sala de aula de Matemática. Com suporte da Engenharia Didática, nos propomos a levantar quais habilidades e conteúdos estavam em defasagem através de uma avaliação diagnóstica, propor um plano de intervenção teórico e prático e reavaliar os alunos, comparando os dados obtidos em antes, durante e depois para analisarmos empiricamente como se deu a melhora. Pudemos perceber que a utilização do jogo ressignificou e o contexto para aprendizagem de termos antes abstratos aos alunos, tornado seu processo de ensino-aprendizagem divertido e significativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5612351972122684por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil