Listar Letras - Espanhol - LLE por título
Mostrando ítems 13-32 de 47
-
(Des)Aprendendo com as diferenças: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras desde uma perspectiva queer
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2015)Considerando la importancia de la educación para las diferencias en el contexto actual, existe una necesidad urgente de incorporar / adaptar temas problematizados basados en teorías poscríticas, como género, raza, etnia ... -
A dessacralização do cânone: D. João e Julieta e o olhar feminino de Natália Correia
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/12/2018)This monography aims to analyze the play D. João e Julieta, by the Portuguese writer Natália Correia (1923-1993), to, from there, reflect on authorship writing feminine in the Portuguese dramaturgical space, where the ... -
Discursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se deve
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 22/04/2022)The present final paper, linked to the research project conducted by Prof. Dr. Luzmara Curcino, entitled “Proud readers, ashamed readers: emotions in discourses about reading” (FAPESP 2020-03615-0), had as main goal to ... -
Distinções entre ‘poner’ e ‘pôr’ em “Como agua para chocolate”, de Laura Esquivel
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/12/2020)Traducir una obra literaria a otra lengua es un hecho complejo, aún más cuando las dos lenguas son semejantes. La relación del español y del portugués brasileño está marcada por una “transparencia engañosa”, según Kulikowski; ... -
A educação dos surdos no Brasil: pesquisa histórica e constatações em um contexto específico
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 28/06/2019)La presente investigación de graduación buscó averiguar cómo se da el proceso educativo de los sordos en Brasil a lo largo de la historia. Para hacerla, se desarrollaron las siguientes etapas: (1) Caracterización del sujeto ... -
Ela faz a interlíngua dela: estudo exploratório sobre a aprendizagem dos possessivos de terceira pessoa do português brasileiro por falantes de espanhol
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 26/02/2021)This research aims to analyze the apprenticeship of possessive pronominal constructions of 3rd person from Brazilian Portuguese (BP) by Spanish speakers (SS), focusing on the pragmatic and discursive domain implied in its ... -
As elites locais e a gestão do subdesenvolvimento: uma análise de “Catrapus”, de Roderick Nehone
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 05/04/2023)El principal proposito de este trabajo de conclusión de curso es analizar el cuento “Catrapus”, del autor Roderick Nehone, seudónimo de Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso, presente en su libro titulado Uma ... -
Ensino de língua espanhola para idosos: mapeamento de pesquisas realizadas no Brasil
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/07/2021)This investigation was characterized as an exploratory study, which seeks to map previous research on Spanish language teaching and learning contexts for the elderly people in Brazil, seeking to identify them, characterize ... -
Entre lebres e quelônios: o que se entende por editora “independente”
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 29/04/2022)Bajo la perspectiva de la teoría de la midiología de Régis Debray (1991), analizamos nuestro objeto, la editorial paulistana Quelônio, viéndola como un mídium, siendo este representado por cualquier objeto técnico que como ... -
Entre mitos, reinados e quedas: leituras de O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 25/06/2021)The present work aims to build paths of analysis about the work O Alegre Canto da Perdiz, by the Mozambican writer Paulina Chiziane. The points investigated begin with the author's position as a storyteller and are followed ... -
O entre-lugar narrativo: memórias e ideias em Anarquistas, Graças a Deus (1979), de Zélia Gattai
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 08/02/2024)La presente monografía de fin de curso (trabalho de fim de curso) se centra en investigar la obra Anarquistas, Graças a Deus (1979) de Zélia Gattai, y lleva en consideración el subgénero autobiográfico y el eje temático ... -
Um estudo preliminar sobre o imaginário de aprendizes de ensino fundamental e médio da rede pública com relação à língua espanhola
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 06/12/2010)El objetivo del presente trabajo es obtener datos indiciarios sobre el imaginario de alumnos brasileños respecto a la lengua española. Por reconocer la importancia de investigaciones anteriores que se detuvieron en el ... -
Expressão/Interação Oral nas Aulas de Espanhol: Crenças de alunos de escolas da rede pública e privada de São Carlos sobre o seu trabalho em sala de aula
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/02/2015)En este trabajo, se discuten cuestiones respecto a las creencias de los alumnos de la educación secundaria de dos escuelas (pública y privad) respecto a la importancia de la lengua española, cómo la estudian, cómo se da ... -
Formar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacional
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/12/2022)El objetivo primero de este trabajo es trazar la historiografía de la actividad de extensión – Proex/UFSCar – “Oficina de estudios: Literatura e Cultura” desde su fundación en 2015 hasta la actualidad. Partiendo de las ... -
As formas de preenchimento do objeto direto na aprendizagem de português/LE por argentinos
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 13/12/2010)Este trabajo, complementa los resultados parciales de una investigación de ‘Iniciação Científica’, tiene como objetivo observar las peculiaridades en la realización o no del objeto directo (OD) anafórico en portugués como ... -
Homoparentalidade na literatura infantil: a visibilidade das novas famílias
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 10/07/2019)This study aims to understand and characterize how homoparenting families are represented in children’s books. This topic was chosen because it is believed that literary works that discuss homoparenting are important to ... -
Leitura em tempos da pandemia da COVID-19: uma análise da campanha #juntospelolivro
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 28/06/2021)As a society, we share a common representation of what it is to “be a reader”, that comes from a historically, socially and culturally constituted “discursive memory” about reading. In 2019, we witnessed an important ... -
Linguagem inclusiva em destaque: pesquisa, análise e divulgação dos xis da questão
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/01/2022)Este trabajo de conclusión de curso tiene como objetivo investigar el lenguaje inclusivo, con miras a una definición coherente de su naturaleza. Partimos de su defensa, ya que consideramos su uso un factor de inclusión ... -
Los Ríos Profundos: polifonia musical
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 10/07/2019)The aim of this Course Conclusion Work is to demonstrate how in Los Ríos Profundos, by José María Arguedas, music develops throughout the work. Through music, “huyanos”, Ernesto, the protagonist, will understand the Inca ... -
Mapeamento dos entornos personalizados de aprendizagem (EPA) dos alunos de graduação dos cursos de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Português/Inglês da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2019)Esta investigación tiene como objetivo mapear el uso de plataformas de aprendizaje centradas en el usuario, especialmente los EPA (Entornos de Aprendizaje Personalizados), en el aprendizaje de lenguas extranjeras en el ...