dc.contributor.author | Carvalho, Thabata Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2020-05-06T02:43:50Z | eng |
dc.date.available | 2020-05-06T02:43:50Z | eng |
dc.date.issued | 2019-03-07 | eng |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Thabata Rodrigues de. "Raças humanas" como uma questão sociocientífica: implicações para a formação de professores de ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12683. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12683 | por |
dc.description.abstract | In this investigation, we sought to comprehend the implications of the discussions about “Human Races” and its socio-scientific aspects on the training of Science teachers.Through the Critic Theory by Jürgen Habermas, we based our research on a communicative perspecti-ve of education. In the context of a teachers training course, we developed this work and we made our data based on theoretical-methodological references of the action research. Those data were registered through personal observations and recordings of the developed activities. In our analysis, wesought to evidence the pragmatic and propositional contents of the speeches. Thus, wesought to comprehend both the sense of speeches and the intentionality of the speaker. Our data allowed us to emphazise the formative potential of the subject “Human Races” and its socio-scientific aspects discussed in a communicative teaching perspective. Wehigh light the work in interdisciplinary group sand the collective reflections as potential means to the development of teacher autonomy and to the deconstruction of positivist and fragmented conception of the scientific knowledge of the teachers in training. The approach of the SSI "Human Races" enabled teachers in training to have spaces of communicative interaction, from which they could rethink questions about Science teaching, by considering their ethical and value dimensions.Therefore, we consider that this approach can contribute to science education based on principles of democracy and social justice. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | QSC | por |
dc.subject | CTS | por |
dc.subject | Teoria da Ação Comunicativa | por |
dc.subject | Human races | eng |
dc.subject | Socioscientific issues | eng |
dc.subject | Teachers in training | eng |
dc.title | "Raças humanas" como uma questão sociocientífica: implicações para a formação de professores de ciências | por |
dc.title.alternative | "Human races" as a socioscientific issue: implications for science teacher training | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Nataly Carvalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0285391776145231 | por |
dc.description.resumo | Nessa investigação, buscamos compreender as implicações das discussões sobre “Raças Humanas” e seus aspectos sociocientíficos na formação de professores de Ciências. A partir da Teoria Crítica de Jürgen Habermas, fundamentamos nossa pesquisa em uma perspectiva comunicativa da educação. No contexto de um curso de formação de professores, desenvolvemos esse trabalho e constituímos nossos dados com base em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa-ação. Esses dados foram registrados por meio de observações pessoais e gravações das atividades realizadas. Em nossas análises, buscamos evidenciar os conteúdos pragmáticos e proposicionais das falas. Deste modo, buscamos compreender tanto o sentido das falas quanto a intencionalidade do falante. Nossos dados nos permitiram evidenciar o potencial formativo da temática “Raças Humanas” e seus aspectos sociocientíficos discutidos em uma perspectiva comunicativa de ensino. Destacamos o trabalho em grupos interdisciplinares e as reflexões coletivas como meios potenciais para o desenvolvimento da autonomia docente e para a desconstrução da concepção positivista e fragmentada dos conhecimentos científicos dos professores em formação. A abordagem da QSC “Raças Humanas” possibilitou aos professores em formação espaços de interações comunicativas, a partir dos quais puderam repensar questões do ensino de ciências, considerando suas dimensões ética e valorativa. Assim sendo, consideramos que essa abordagem pode contribuir para a educação científica que se baseie em princípios de democracia e justiça social. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3488350402852543 | por |