Show simple item record

dc.contributor.authorZero, Beatriz de Macêdo
dc.date.accessioned2020-05-12T03:00:49Zeng
dc.date.available2020-05-12T03:00:49Zeng
dc.date.issued2020-03-12eng
dc.identifier.citationZERO, Beatriz de Macêdo. Base de conhecimento para o ensino nas licenciaturas em matemática: uma análise das concepções dos professores formadores sobre suas práticas pedagógicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12707.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12707por
dc.description.abstractThis research aims to: analyze conceptions from teacher educators in Mathematics on their pedagogical practices and relate them to the elements of knowledge base for the teaching proposed by Shulman (1987) – such concepts were explored through the narratives that teachers brought about their practices; survey which instruments and methodological strategies are composed as teacher educators’ pedagogical practices and to verify if teachers think about the possibilities of construction of the elements of the knowledge base for the initial training of new teachers. It is a qualitative research carried out through a field study. Teachers with a degree in Mathematics from three Brazilian public institutions were invited to participate in an online questionnaire related to their education, professional experiences, and practices (pedagogical practices). Subsequently, a sample was selected and interviewed for a better understanding of the documents' discourse and deepening of the questionnaire. The speeches selected in the interviews about pedagogical practices could be articulated to the elements of the knowledge base for teaching and to the processes of reasoning and pedagogical action. The data show that teachers present conceptions about what they do and highlight possibilities of actions on various problems that can be overcome through the elements of the base.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBase de conhecimento para o ensinopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectProfessores formadores da licenciatura em Matemáticapor
dc.subjectKnowledge base for teachingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectTeachers with a degree in Mathematicseng
dc.titleBase de conhecimento para o ensino nas licenciaturas em matemática: uma análise das concepções dos professores formadores sobre suas práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeThe knowledge base of teaching in pre-service mathematical education: an analysis of the concepts of teacher educators about their pedagogical practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920por
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivos: analisar as concepções dos professores formadores das licenciaturas em Matemática sobre suas práticas pedagógicas e relacioná-las com os elementos da base conhecimento para o ensino proposta por Shulman (1987) – tais concepções foram exploradas por meio das narrativas que os docentes trouxeram sobre suas práticas; levantar quais instrumentos e estratégias metodológicas têm composto as práticas pedagógicas dos professores formadores e verificar o que docentes pensam acerca das possibilidades de construção dos elementos da base de conhecimento para o ensino na formação inicial dos licenciandos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada por meio de estudo de campo. Os professores formadores das licenciaturas em Matemática de três instituições públicas brasileiras foram convidados a participar de um questionário online contendo perguntas relacionadas à sua formação, experiências profissionais e atuação (práticas pedagógicas). Posteriormente uma amostra foi selecionada e entrevistada para uma melhor apreensão do discurso dos docentes e aprofundamento do questionário. Os discursos fornecidos nas entrevistas sobre as práticas pedagógicas puderam ser articulados aos elementos da base de conhecimento para o ensino e aos processos de raciocínio e ação pedagógicos. Os dados revelam que os docentes apresentam concepções sobre o que realizam e destacam possibilidades de ações sobre diversas problemáticas que podem ser superadas por meio dos elementos da base.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2667613700491844por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil