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dc.contributor.authorMarques, José Luciano Verçosa
dc.date.accessioned2020-05-27T23:32:21Z
dc.date.available2020-05-27T23:32:21Z
dc.date.issued2020-03-09
dc.identifier.citationMARQUES, José Luciano Verçosa. A dedução transcendental B na Crítica da Razão Pura: o problema da unidade sintética e da unidade sensível. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12834.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12834
dc.description.abstractIn §26 of B-Deduction of the Critique of Pure Reason, Kant states that space and time are not represented merely as forms, but as formal intuitions. Their representations presuppose a synthesis that gives them unity. The unit of this synthesis can be no other than the unit that intellectual synthesis gives to the manifold of an intuition in general, in accordance with the original synthetic unity of apperception. This condition, necessary for the development of the proof of the categories as objectively valid, brings with it two difficulties. The first difficulty concerns to the comprehension of the very intuitive nature of space and time, because, according to their metaphysical expositions, the unity of these representations plays a fundamental role in proving space and time as pure intuitions. The second difficulty concerns the status of the sensible given. Since space and time, which give the conditions under which something can be given, are represented by a synthetic unit, how then is it possible for something to be given previously and independently of a synthesis as an activity of understanding? To clarify this point, the present Thesis aims to demonstrate that space and time are only represented as pure intuitions under a determination of the understanding, wich unifies the conditions of giveness of the manifold under a synthetic unity. This activity doesn't produce the conditions of the giveness of the manifold, but only represents it under a concept of object. This means that the proper intuitive characteristic, the singularity, is not produced.In this way, the correlation marked by the codependency between understanding and sensibility must be analyzed in relation to a demonstration that requires examining the active sphere of understanding concomitantly to sensibility and vice versa. With this, we try to demonstrate that the objective representations of space and time, although they are represented by means of a synthesis, what defines them as intuitions remains and is verified as the understanding unifies their representations. In this way, it is possible to comprehend that the unification of these representations by understanding is not a necessary condition for something to be given, but only so that the given can be apprehended as an object.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectKantpor
dc.subjectCrítica da Razão Purapor
dc.subjectDedução transcendental Bpor
dc.subjectEstética transcendentalpor
dc.subjectSíntese transcendental da imaginaçãopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectTempopor
dc.subjectCritique of Pure Reasoneng
dc.subjectTranscendental aestheticseng
dc.subjectTranscendentalsynthesis of imaginationeng
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectTimeeng
dc.titleA dedução transcendental B na Crítica da Razão Pura: o problema da unidade sintética e da unidade sensívelpor
dc.title.alternativeThe B-deduction in the Critique of pure Reason: the problem of the synthetic unity and of the sensible unityeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Licht dos Santos, Paulo Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1681044854219924por
dc.description.resumoNo §26 da Dedução Transcendental B da Crítica da Razão Pura, Kant afirma que o espaço e o tempo não são representados meramente como formas, mas como intuições formais. Essas representações pressupõem uma síntese que lhes dá unidade. A unidade dessa síntese não pode ser outra senão a unidade que síntese intelectual confere ao múltiplo de uma intuição em geral em conformidade com a unidade originário-sintética da apercepção. Essa condição, necessária ao desenvolvimento da prova da validade objetiva das categorias, traz consigo duas dificuldades. A primeira dificuldade diz respeito à compreensão da própria natureza intuitiva do espaço e do tempo, pois, segundo suas exposições metafísicas, a unidade dessas representações desempenha papel fundamental na comprovação do espaço e do tempo como intuições puras. A segunda dificuldade diz respeito ao estatuto do dado sensível. Uma vez que o espaço e o tempo, que dão as condições segundo as quais algo pode ser dado, são representados por uma unidade sintética, como então é possível que algo seja dado anteriormente e independentemente da síntese como atividade do entendimento? Para esclarecer esse ponto, a presente tese tem o objetivo de demonstrar que o espaço e o tempo só podem ser representados como intuições puras mediante uma determinação do entendimento que reúne as condições de aparecimento do múltiplo em uma unidade sintética. Essa atividade, porém, não produz as condições de aparecimento do múltiplo, mas simplesmente as representa sob um conceito de objeto. Isso significa que a característica propriamente intuitiva, a singularidade, não é produzida. Desse modo, a correlação assinalada pela co-dependência entre entendimento e sensibilidade deve ser analisada em relação a uma demonstração que exige examinar concomitantemente a esfera ativa do entendimento para entender a sensibilidade e vice-versa. Com isso, procura-se demonstrar que as representações objetivas do espaço e do tempo, embora sejam representadas por intermédio de uma síntese, o que lhes convém de propriamente intuitivo permanece e é verificado na medida em que o entendimento unifica suas representações. Desse modo, é possível compreender que a unificação dessas representações pelo entendimento não é condição necessária para que algo seja dado, mas apenas para que o dado possa ser apreendido como objeto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES (PDSE): 88881.186944/2018-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5868300187607650por


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