Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, Jéssica Karine
dc.date.accessioned2020-06-03T00:53:57Zeng
dc.date.available2020-06-03T00:53:57Zeng
dc.date.issued2020-03-11eng
dc.identifier.citationMARQUES, Jéssica Karine. Percepções sobre sexualidade e gênero de professoras no ensino de ciências: um estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12870.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12870por
dc.description.abstractSexuality education is a controversial topic and, at the same time, it is considered a taboo by society. Systematically, the theme has been discussed in different ways and nomenclatures by the public authorities, by social movements and media and in formal, non-formal and informal spaces, when talking about education. The objective of this research was to understand what are the teachers' perceptions about gender, sexuality and their relations in Science Teaching in a public elementary school II and how these perceptions interfere in the approach of this theme in the classroom. We carried out a case study and the tools used to carry out the research were: semi-structured interviews with school teachers; analysis of the School's Pedagogical Political Project (PPP) and the textbook used; analysis of didactic sequences that dealt with the topic directly or indirectly. We use Discursive Textual Analysis (DTA) as an interpretative and analytical tool for the data collected, since this work aimed to deepen the understanding of the investigated phenomena from a rigorous and judicious analysis. After the transcripts of the interviews and the unification of the speeches, we arrived at two categories: aspects of the teaching profession and aspects related to the content. The research showed that the teachers interviewed did not have specific discussions about sexuality and gender in initial and continuing education. According to the interviewees, they discuss in class what is geared towards anatomy and physiology, that is, characteristics, organ functioning, reproduction and STIs. However, the literature indicates the need for training that is guided by an understanding in which sexuality is worked in a way that goes beyond biological determinism, thus, it is possible to open spaces for discussions about sexuality in the cultural and social field, understanding gender inequalities in order to combat discrimination and violence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectContinuing formationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titlePercepções sobre sexualidade e gênero de professoras no ensino de ciências: um estudo de casopor
dc.title.alternativePerceptions about sexuality and gender of teachers in science teaching: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bozzini, Isabela Custódio Talora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853746645322544por
dc.description.resumoEducação em Sexualidade é um tema polêmico e, ao mesmo tempo, é considerado como um tabu pela sociedade. Sistematicamente, o tema tem sido discutido de diferentes formas e nomenclaturas pelo poder público, por movimentos e mídias sociais e em espaços formais, não formais e informais, quando se fala em educação. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais são as percepções das professoras sobre gênero, sexualidade e suas relações no Ensino de Ciências em uma escola pública do ensino fundamental II e como estas percepções interferem na abordagem desta temática em sala de aula. Realizamos um estudo de caso e as ferramentas utilizadas para a realização da pesquisa foram: entrevistas semiestruturadas com docentes da escola; análise do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e do livro didático utilizado; análise das sequências didáticas que trataram sobre a temática direta ou indiretamente. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) como ferramenta interpretativa e analítica dos dados coletados, uma vez que, este trabalho visou aprofundar a compreensão dos fenômenos investigados a partir de uma análise rigorosa e criteriosa. Após as transcrições das entrevistas e a unitarização das falas, chegamos em duas categorias: aspectos da profissão docente e aspectos relacionados ao conteúdo. A pesquisa evidenciou que as professoras entrevistadas não tiveram discussões específicas sobre sexualidade e gênero na formação inicial e na formação continuada. Segundo as entrevistadas, elas discutem em sala o que é voltado para a anatomia e fisiologia, ou seja, características, funcionamento dos órgãos, reprodução e ISTs. No entanto, a literatura indica a necessidade de uma formação que seja norteada para uma compreensão na qual a sexualidade seja trabalhada de uma maneira que vai além do determinismo biológico, assim, é possível abrir espaços para discussões sobre a sexualidade no campo cultural e social, compreendendo desigualdades de gêneros, a fim de combater discriminações e violências.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3632781863178771por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil