Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Danielle Viturino da
dc.date.accessioned2020-07-29T04:28:29Zeng
dc.date.available2020-07-29T04:28:29Zeng
dc.date.issued2020-05-27eng
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Viturino da. O circuito curto de comercialização para o desenvolvimento rural: um estudo sobre as feiras-livres de Arapiraca, AL. 2020. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13090.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13090por
dc.description.abstractThe short commercialization circuit, although still in the consolidation phase of the theoretical framework, in Brazil, has several documented local, national and international initiatives. For the study context, the short commercialization circuit is considered a space responsible for direct transactions, which involve monetary values or not, where there is, the presence of even an intermediary. In view of the above, the objective of this work is to carry out a study on how a short commercialization circuit (CCC) contributes to rural development, having as an empirical reference the so-called “Popular Fairs of Family Farming”, located in the municipality of Arapiraca, in the countryside of Alagoas. For this, the quantitative and qualitative approaches were chosen, with several steps outlined: i) bibliographic review centered on five themes: modern agri-food system, short marketing circuits, open markets, family farming and research techniques; ii) recognition visits to the study areas, that is, to the two fairs in the municipality, iii) construction of the primary data collection instrument and its pre-test, iiii) field research, with the application of a questionnaire, conducting recorded interviews and direct observations on the spot. As a result, it was found that the fairs studied are presented as an important commercial space, as they are the spaces that enable the direct sale of products, without the presence of intermediaries, this scenario generates greater financial autonomy for farmers and family farmers. Finally, it can be said that these direct sales, still enabled an amplitude in the network of contacts of the marketers and the construction of relationships based on trust and reciprocity between producer and consumer.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFeira livrepor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectMercadospor
dc.subjectDesenvolvimento ruralpor
dc.subjectStreet faireng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectMarketseng
dc.subjectRural developmenteng
dc.titleO circuito curto de comercialização para o desenvolvimento rural: um estudo sobre as feiras-livres de Arapiraca, ALpor
dc.title.alternativeThe short circuit of commercialization for rural development: a study on the fairs of Arapiraca, ALeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Borges, Janice Rodrigues Placeres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2373278362705384por
dc.description.resumoO circuito curto de comercialização, apesar de ainda está em fase de consolidação do quadro teórico, no Brasil, possui várias iniciativas locais, nacionais e internacionais documentadas. Para contexto de estudo, considera-se o circuito curto de comercialização como espaço responsável por transações diretas, que envolvem valores monetários ou não, onde se tem, a presença de até um intermediário. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre como o circuito curto de comercialização (CCC) contribui para o desenvolvimento rural, tendo como referencial empírico as denominadas “Feiras Populares Da Agricultura Familiar”, localizadas no município de Arapiraca, no agreste alagoano. Para isso, optou-se pelas abordagens quantitativa e qualitativa, sendo traçadas várias etapas: i) revisão bibliográfica centrado em cinco temáticas: sistema agroalimentar moderno, circuitos curtos de comercialização, feiras livres, agricultura familiar e técnicas de pesquisa; ii) visitas de reconhecimento às áreas de estudos, ou seja, às duas feiras do município, iii) construção do instrumento de coleta de dados primários e seu pré-teste, iiii) pesquisa de campo, com aplicação de questionário, realização de entrevistas gravadas e observações diretas in loco. Como resultado, verificou-se que as feiras-livres estudadas se apresentam como importante espaço de comercialização, por serem os espaços que possibilitam a venda direta dos produtos, sem presença de intermediários, tal cenário, gera maior autonomia financeira aos agricultores e agricultoras familiares. Por fim, pode-se dizer que essas vendas diretas, ainda possibilitaram uma amplitude na rede de contatos dos feirantes e a construção de relações pautadas em confiança e reciprocidade entre produtor e consumidor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1044077606994515por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil