dc.contributor.author | Añez, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T20:37:01Z | eng |
dc.date.available | 2020-09-02T20:37:01Z | eng |
dc.date.issued | 2020-07-10 | eng |
dc.identifier.citation | AÑEZ, Fernanda. Formação dos sujeitos participantes de uma atividade de comunicação sobre as questões sociocientíficas dos agrotóxicos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13210. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13210 | por |
dc.description.abstract | The lack of understanding about some everyday events involving science and
technology can have repercussions for the social life of all of us, as our
participation in political decisions or understanding of the world and its scientifictechnological development becomes limited. Limitations in social responsibility
actions can be considered as resulting from the dehumanization process of the
individuals. Moreover, we must remember that science, as human production, is
not free of values, and its development can have future impacts on society and
the world. In the search for a way to overcome this process, science education
committed to the development of critical awareness, shows the fundamental
formation of individuals, as it enables understanding and critical positioning in
front of the impacts of technological development on society. To develop scientific
training for social responsibility and critical positioning regarding the impacts of
scientific-technological development, our research sought to understand what are
the potentials of an extension activity based on the socio-scientific issues of
pesticides, in the scientific and critical training of participants. When talking about
the extension, considered part of the university tripod, we believe in its articulating
role that through communication and dialogue, educator and student get
educated in communion. Thus, in the context of the extension activity, based on
communication, proposed at UFSCar, campus Araras, we constituted our data
based on the theoretical-methodological references of the participating research.
The records were made through recordings of the activities performed and later
transcribed, and provided us with data to interpret according to designated a priori
and a posteriori categories based on Content Analysis. Data analysis allowed us
to conclude, discuss discussions about the intentionality of S&T development,
about the University and its role in the training of professionals, about the
extensions of universal extension and the possibilities of communication between
the University and the community, among other topics, there is a formation of
individuals. Science teaching through the SSI is a way to scientifically educate
students, who end up with problems in the world, develop critical awareness, and
engage in the search for social justice and public participation in issues involving
scientific and technological knowledge. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Extensão universitária | por |
dc.subject | Dialogicidade | por |
dc.subject | Agrotóxicos | por |
dc.subject | CTS | por |
dc.subject | Questão sociocientífica | por |
dc.subject | Educação científica | por |
dc.subject | University extension | por |
dc.subject | Dialogicity | por |
dc.subject | Pesticides | por |
dc.subject | STS | por |
dc.subject | Socio-scientific issue | por |
dc.subject | Science education | por |
dc.title | Formação dos sujeitos participantes de uma atividade de comunicação sobre as questões sociocientíficas dos agrotóxicos | por |
dc.title.alternative | Formation of individuals participating in communication activity about the socio-scientific issues of pesticides | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Nataly Carvalho | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0285391776145231 | por |
dc.description.resumo | A falta de compreensão sobre alguns acontecimentos cotidianos que envolvem ciência e tecnologia pode implicar em desdobramentos para a vida social de todos nós, visto que nossa participação em decisões políticas ou na compreensão do mundo e seu desenvolvimento científico-tecnológico se torna limitada, de modo que essas limitações nas ações de responsabilidade social podem ser consideradas como resultantes do processo de desumanização dos sujeitos. Além disso, devemos nos lembrar que a ciência, como produção humana, não é livre de valores, e seu desenvolvimento pode causar impactos futuros na sociedade e no mundo. Na busca por uma forma de superação desse processo, o ensino de ciências, comprometido com o desenvolvimento da consciência crítica, mostra-se fundamental na formação dos sujeitos, por nos
possibilitar compreensão e posicionamento crítico frente aos impactos do desenvolvimento tecnológico na sociedade. Considerando a formação científica para a responsabilidade social e o posicionamento crítico frente aos impactos do
desenvolvimento científico-tecnológico, nossa investigação buscou compreender quais os potenciais que uma atividade de extensão sobre as questões sociocientíficas dos agrotóxicos têm na formação científica e crítica dos indivíduos. Ao falarmos sobre a extensão, considerada parte do tripé universitário, acreditamos em seu o papel articulador entre a Universidade e a
comunidade, pois acreditamos que através da comunicação e do diálogo, educador e educando se educam em comunhão. Dessa forma, no contexto da atividade de extensão baseada na comunicação, proposta na UFSCar, campus Araras, constituímos nossos dados com base em referenciais teóricometodológicos da pesquisa participante. Os registros feitos por meio de gravações das atividades realizadas e, posteriormente, transcritos, nos forneceram dados para interpretarmos, de acordo com categorias designadas a priori e a posteriori, baseadas na Análise de Conteúdo. A análise dos dados nos permitiu concluir que, através de discussões sobre a intencionalidade do desenvolvimento de C&T, sobre a Universidade e seu papel na formação dos
profissionais, sobre as limitações da extensão universitária e as possibilidades para com a comunicação entre Universidade e comunidade, entre outros temas, existe a formação dos indivíduos. O ensino de ciências por meio das QSC é uma
maneira de educar cientificamente os indivíduos, a fim de que esses possam problematizar o mundo, desenvolver a conscientização crítica e se engajar na busca por justiça social e participação pública em questões que envolvam o conhecimento científico e tecnológico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0924033362870975 | por |