Show simple item record

dc.contributor.authorAñez, Fernanda
dc.date.accessioned2020-09-02T20:37:01Zeng
dc.date.available2020-09-02T20:37:01Zeng
dc.date.issued2020-07-10eng
dc.identifier.citationAÑEZ, Fernanda. Formação dos sujeitos participantes de uma atividade de comunicação sobre as questões sociocientíficas dos agrotóxicos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13210.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13210por
dc.description.abstractThe lack of understanding about some everyday events involving science and technology can have repercussions for the social life of all of us, as our participation in political decisions or understanding of the world and its scientifictechnological development becomes limited. Limitations in social responsibility actions can be considered as resulting from the dehumanization process of the individuals. Moreover, we must remember that science, as human production, is not free of values, and its development can have future impacts on society and the world. In the search for a way to overcome this process, science education committed to the development of critical awareness, shows the fundamental formation of individuals, as it enables understanding and critical positioning in front of the impacts of technological development on society. To develop scientific training for social responsibility and critical positioning regarding the impacts of scientific-technological development, our research sought to understand what are the potentials of an extension activity based on the socio-scientific issues of pesticides, in the scientific and critical training of participants. When talking about the extension, considered part of the university tripod, we believe in its articulating role that through communication and dialogue, educator and student get educated in communion. Thus, in the context of the extension activity, based on communication, proposed at UFSCar, campus Araras, we constituted our data based on the theoretical-methodological references of the participating research. The records were made through recordings of the activities performed and later transcribed, and provided us with data to interpret according to designated a priori and a posteriori categories based on Content Analysis. Data analysis allowed us to conclude, discuss discussions about the intentionality of S&T development, about the University and its role in the training of professionals, about the extensions of universal extension and the possibilities of communication between the University and the community, among other topics, there is a formation of individuals. Science teaching through the SSI is a way to scientifically educate students, who end up with problems in the world, develop critical awareness, and engage in the search for social justice and public participation in issues involving scientific and technological knowledge.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.subjectAgrotóxicospor
dc.subjectCTSpor
dc.subjectQuestão sociocientíficapor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectUniversity extensionpor
dc.subjectDialogicitypor
dc.subjectPesticidespor
dc.subjectSTSpor
dc.subjectSocio-scientific issuepor
dc.subjectScience educationpor
dc.titleFormação dos sujeitos participantes de uma atividade de comunicação sobre as questões sociocientíficas dos agrotóxicospor
dc.title.alternativeFormation of individuals participating in communication activity about the socio-scientific issues of pesticideseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0285391776145231por
dc.description.resumoA falta de compreensão sobre alguns acontecimentos cotidianos que envolvem ciência e tecnologia pode implicar em desdobramentos para a vida social de todos nós, visto que nossa participação em decisões políticas ou na compreensão do mundo e seu desenvolvimento científico-tecnológico se torna limitada, de modo que essas limitações nas ações de responsabilidade social podem ser consideradas como resultantes do processo de desumanização dos sujeitos. Além disso, devemos nos lembrar que a ciência, como produção humana, não é livre de valores, e seu desenvolvimento pode causar impactos futuros na sociedade e no mundo. Na busca por uma forma de superação desse processo, o ensino de ciências, comprometido com o desenvolvimento da consciência crítica, mostra-se fundamental na formação dos sujeitos, por nos possibilitar compreensão e posicionamento crítico frente aos impactos do desenvolvimento tecnológico na sociedade. Considerando a formação científica para a responsabilidade social e o posicionamento crítico frente aos impactos do desenvolvimento científico-tecnológico, nossa investigação buscou compreender quais os potenciais que uma atividade de extensão sobre as questões sociocientíficas dos agrotóxicos têm na formação científica e crítica dos indivíduos. Ao falarmos sobre a extensão, considerada parte do tripé universitário, acreditamos em seu o papel articulador entre a Universidade e a comunidade, pois acreditamos que através da comunicação e do diálogo, educador e educando se educam em comunhão. Dessa forma, no contexto da atividade de extensão baseada na comunicação, proposta na UFSCar, campus Araras, constituímos nossos dados com base em referenciais teóricometodológicos da pesquisa participante. Os registros feitos por meio de gravações das atividades realizadas e, posteriormente, transcritos, nos forneceram dados para interpretarmos, de acordo com categorias designadas a priori e a posteriori, baseadas na Análise de Conteúdo. A análise dos dados nos permitiu concluir que, através de discussões sobre a intencionalidade do desenvolvimento de C&T, sobre a Universidade e seu papel na formação dos profissionais, sobre as limitações da extensão universitária e as possibilidades para com a comunicação entre Universidade e comunidade, entre outros temas, existe a formação dos indivíduos. O ensino de ciências por meio das QSC é uma maneira de educar cientificamente os indivíduos, a fim de que esses possam problematizar o mundo, desenvolver a conscientização crítica e se engajar na busca por justiça social e participação pública em questões que envolvam o conhecimento científico e tecnológico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0924033362870975por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil