dc.contributor.author | Pereira, Rafaela Catelan Martins | |
dc.date.accessioned | 2020-11-27T02:31:57Z | |
dc.date.available | 2020-11-27T02:31:57Z | |
dc.date.issued | 2020-11-12 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Rafaela Catelan Martins. Por que Medicina? Por que UFSCar? Um registro da minha trajetória. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13492. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13492 | |
dc.description.abstract | Introduction
The Bachelor of Medical Sciences Degree at the Federal University of São Carlos
(UFSCar) is based on developing the competence and the theoretical-practical integration
by means of a constructivist educational approach and using active learning
methodologies. As part of the students’ assessment, the Independent Study consists of a
synthesis about the development of the professional experience during the course.
Objectives
The Independent Study general objective is to show and to share to the university
community the log of clinical activities developed, the preceding expectations before the
graduation, the understanding about health and care developed during the university
undergraduate course, and the expectations at the end of the course regarding the
professional experience. On the other hand, this Independent Study specific objective is
to present insights about each educational term, such as: holistic approach to human care
I, II and III, in areas of education – extension – research.
Materials and methods
Using the case assessment portfolio developed during the undergraduate course at the
university, the author presents her personal opinion about the professional development
process using an inquisitive narrative.
Discussion
The educational cycles (terms)progress were recorded balancing the three elements of the
education-research-extension triad. The medical training becomes complete by enabling
the union of formal classroom education – in which theory is closely connected to the
practical experience -, the development of the bibliographic review and refined research
and the construction of knowledge using scientific research. Activities that enabled
integration between the university and society were also developed resulting in higher
exposure of scientific production to the general public.
Conclusion
The educational, assistance and research elements of the undergraduate course
programme are fundamental for the systematization of the professional development,
aiding the student with the tools that will enable him/her to further develop clinical
assessment skills, as well as developing and planning for the medical career. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | medicina; graduação médica; saúde; cuidado em saúde | por |
dc.title | Por que Medicina? Por que UFSCar? Um registro da minha trajetória | por |
dc.title.alternative | Why Medicine? Why UFSCar? Reporting my journey | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Felipe Santos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707969E6 | por |
dc.description.resumo | Introdução
O curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fundamenta-se
sobre a orientação por competência, a integração teórico-prática e a abordagem
educacional construtivista, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem. No
contexto das avaliações, o trabalho de conclusão de curso consiste em uma síntese do
desenvolvimento da prática profissional durante o curso.
Objetivos
Dos objetivos gerais, apresentar e compartilhar os memoriais herdados, as expectativas
prévias em relação à formação, a concepção sobre saúde e cuidado, construída ao longo
da graduação, e as expectativas ao final do curso quanto à vivência profissional. Dos
objetivos específicos, apresentar reflexões sobre cada ciclo educacional do curso, a saber:
integralidade do cuidado I, II e III nos âmbitos de ensino – extensão - pesquisa.
Materiais e métodos
Através do portfólio reflexivo desenvolvido durante a universidade, construiu-se uma
narrativa crítico-reflexiva que apresenta a opinião pessoal da autora sobre o processo de
formação em medicina.
Discussão
Os ciclos educacionais foram registrados com ponderações sobre o tripé ensino-pesquisaextensão.
A formação médica se torna completa ao permitir a união do ensino – cuja
teoria está intimamente atrelada a vivência prática - , o desenvolvimento da busca
bibliográfica refinada e da construção de conhecimento com embasamento científico
através da pesquisa, além de atividades que criam link entre a comunidade e a
Universidade, aproximando o ensino e produção universitárias do público externo,
através das atividades de extensão.
Conclusões
A síntese e sistematização da trajetória de formação, contemplando as dimensões de
ensino, assistência e pesquisa, fazem parte das competências necessárias a formação
médica, desenvolvendo as habilidades de raciocínio, sistematização de ideias, construção
de hipóteses. Assim como, a criação de expectativas reais em relação ao cenário
profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8032273Y7 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |