Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Thaís Aparecida da
dc.date.accessioned2020-12-18T14:53:15Z
dc.date.available2020-12-18T14:53:15Z
dc.date.issued2017-12-07
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Aparecida da. Cinema e Educação: desmistificando a figura do cientista através do filme "Criação". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13570.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13570
dc.description.abstractGiven the difficulties of the educational system, new strategies seeking learning and teaching proposals have been suggested. Cinema stands as a possibility, because it is possible to convey information and raise the interest of the audience in a very effective way through the movies language. The outreach activity – ACIEPE: Cinema with Science (2016) was proposed to connect cinema and science through discussion of scientific issues informally addressed in the movies. Surveys were answered by the end of the exhibitions. The perceptions of the ACIEPE’s attendees on the movie “Creation” have been analyzed through a qualitative methodological approach. Common elements students speeches allowed the setting of categories. Results have established six categories based on the main aspects raised by the survey’s participants. Among them, the most relevant aspect (corresponding to 53% of responses) was related to the reason why people enjoyed the movie and referred to the humanized vision of the scientist depicted in the art piece. This contrasts with the stereotyped way scientists are usually portrayed by the media. The experience of watching a movie that shows a scientific personality, Charles Darwin, through a different approach has allowed everyone to be closer to a more natural and human view of the scientist. This highlights the cinema as an interesting didactics tool, because this art would assist in the teaching-learning process through its potential to deconstruction and reconstruction opinion.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCharles Darwinpor
dc.subjectpopularização da ciênciapor
dc.subjectACIEPEpor
dc.subjectmídias como metodologia de ensinopor
dc.subjectrecursos didáticospor
dc.subjectscience popularizationpor
dc.subjectmedia as a teaching methodologypor
dc.subjectdidactic resourcespor
dc.titleCinema e Educação: desmistificando a figura do cientista através do filme "Criação"por
dc.title.alternativeCinema and Education: deconstructing the scientist´s image with the film "Creation"por
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mattox, George Mendes Taliaferro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453900943293186por
dc.description.resumoMediante as dificuldades do sistema de ensino novas estratégias para buscar propostas de ensino-aprendizagem têm sido exploradas. O cinema se mostra então como uma possibilidade, pois através da linguagem cinematográfica é possível veicular informações e despertar o interesse do público que assiste de maneira bastante eficaz. A proposta da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) – Cinema com Ciência (2016) foi fazer a conexão entre o cinema e a ciência através da discussão de questões científicas abordadas informalmente através dos filmes. Ao final das exibições foram aplicados questionários. As percepções dos participantes da ACIEPE sobre o filme “Criação” foram analisadas e o procedimento metodológico para análise dos relatos se deu através da abordagem qualitativa. Elementos comuns nas falas permitiram a criação de categorias. Os resultados demonstraram ao todo seis categorias com base nos principais aspectos levantados pelos participantes que responderam ao questionário. Dentre eles, o aspecto mais relevante (53% das respostas) com relação ao motivo pelo qual gostou do filme foi a visão humanizada do cientista. Esta se contrapõe com a forma estereotipada com que a imagem do cientista costuma ser veiculada pela mídia. A experiência de assistir um filme que mostra a personalidade científica, Charles Darwin, com outra abordagem possibilitou uma aproximação com uma visão do cientista de uma maneira mais natural e humana. Isso ressalta o cinema como uma ferramenta didática interessante, pois esta arte auxiliaria no processo de ensino-aprendizagem através de sua potencialidade de construir e também de desconstruir opiniões.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1682709068092501por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil