Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAntunes, Taine Vandressa
dc.date.accessioned2020-12-18T15:13:00Z
dc.date.available2020-12-18T15:13:00Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.identifier.citationANTUNES, Taine Vandressa. “Diversidade e Evolução de Vertebrados” na formação de professores: percepções, desafios, dificuldades e possibilidades de superação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13571.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13571
dc.description.abstractVertebrates constitute the subphylum known as Vertebrata of the Phylum Chordata whose present diversity is fascinating. Although these animals attract attention because they are common in our daily lives, the largest challenge is the understanding of the biological diversity gathered under the same evolutionary history that should overcome the plethora of names and become significant in the teaching-learning process.It is fundamental, therefore, to understand how university students learn and the difficulties faced in the construction of knowledge, being crucial the constant search for strategies, didactic tools and alternatives to facilitate that construction. Thus the aims of the present study involved the qualitative survey of perceptions of undergraduate students of the licentiate degree in Biological Sciences at UFSCar - Campus Sorocaba regarding the learning of the contents of the discipline Diversity and Evolution of Vertebrates, discussing the main difficulties and contributions of this discipline to the Teacher training. The results showed that students difficulties involved basal groups mainly before Tetrapoda, concepts in Phylogenetic Systematics, "Reptilia" and the evolution of the temporal fenestra. Moreover, the lack of proper material such as illustrated guides to support examination of specimens in Lab Classes was cited by many students as an important limitation to learning. Seeking a proposal to cope with the difficulties was elaborated resulting in the Practical Guide: Diversity and Evolution of Vertebrates, a digital material to support Lab Classes, and it was suggested the development of an app related to the guide aiming at facilitating the access to updated contents and to optimize the teaching-learning process.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Zoologia de vertebradospor
dc.subjectEnsino Universitáriopor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectProposta didáticapor
dc.subjectTeaching of Vertebrate Zoologypor
dc.subjectUniversity Teachingpor
dc.subjectTeaching-learning processpor
dc.subjectdidactic proposalpor
dc.title“Diversidade e Evolução de Vertebrados” na formação de professores: percepções, desafios, dificuldades e possibilidades de superaçãopor
dc.title.alternative"Diversity and Evolution of Vertebrates" in the generation of teachers: perceptions, challenges, difficulties and possibilities to overcomepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mattox, George Mendes Taliaferro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453900943293186por
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Fabrício do
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496410597486943por
dc.description.resumoOs vertebrados constituem o subfilo conhecido como Vertebrata do filo Chordata cuja diversidade existente é fascinante. Embora esses animais chamem a atenção por serem animais comuns em nosso cotidiano, o grande desafio é a compreensão da diversidade biológica reunida sob a mesma história evolutiva que deve ultrapassar o compêndio de nomes e se tornar significativa no processo de ensino-aprendizagem. Assim, é fundamental compreender como o discente aprende e quais as dificuldades enfrentadas na construção do conhecimento, sendo fundamental a constante busca por estratégias, ferramentas didáticas e alternativas para facilitar esta construção. Assim os objetivos do presente trabalho envolveram o levantamento com caráter qualitativo das percepções dos licenciandos e/ou egressos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Noturno na UFSCar – Campus Sorocaba a respeito da aprendizagem dos conteúdos da disciplina Diversidade e Evolução dos Vertebrados, buscando analisar e discutir as principais dificuldades e as contribuições da disciplina na formação de professores. Os resultados mostraram que as dificuldades dos discentes envolvem grupos basais e/ou anteriores a Tetrapoda, a temática Evolução e Sistemática Filogenética, “Reptilia” e a evolução das fenestras temporais. Além disso, a falta de material adequado como guias ilustrados para acompanhar o exame de material na aulas práticas foi citada por muitos estudantes como um importante fator limitador no aprendizado. Buscando, uma proposta de enfrentamento das dificuldades, foi elaborado e resultou no Guia Prático: Diversidade & Evolução dos Vertebrados, uma material digital de apoio às aulas práticas, e foi sugerida a criação de um aplicativo relacionado ao guia com o objetivo de facilitar o acesso a conteúdos atualizados e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8735417235105939por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil