dc.contributor.author | Andrade, Rodrigo Caravage de | |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T23:16:49Z | |
dc.date.available | 2021-01-21T23:16:49Z | |
dc.date.issued | 2019-07-10 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rodrigo Caravage de. Los Ríos Profundos: polifonia musical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13750. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13750 | |
dc.description.abstract | The aim of this Course Conclusion Work is to demonstrate how in Los Ríos Profundos, by José María Arguedas, music develops throughout the work. Through music, “huyanos”, Ernesto, the protagonist, will understand the Inca world and, with that, the culture of the indigenous peoples of the region. Orality and music are the natural elements during the work, present in rivers, mountains, insects and winds. Ernesto's journey to get to know the Andean culture and, thus, to understand himself belonging to it, goes through the interaction of the indigenous people of the mountainous region of Peru. The construction of an indigenous identity for Ernesto during the work, without denying the influence of Spanish colonization, works on two distinct cultures (Inca and Western / Christian) and thus creates a harmonious society. Arguedas will demonstrate a possible way out of the dialogue between these two cultures, without the repression and the imposition of a certain Peruvian socioeconomic layer on another. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Polifonia | por |
dc.subject | Ressonância | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Los Ríos Profundos | por |
dc.subject | Polyphony | por |
dc.subject | Resonance | por |
dc.subject | Identity | por |
dc.subject | Deep Rivers | por |
dc.title | Los Ríos Profundos: polifonia musical | por |
dc.title.alternative | Los Ríos Profundos: polifonía musical | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Infante, Joyce Rodrigues Ferraz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7590751343091510 | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso consiste em demonstrar como em Los Ríos Profundos, de José María Arguedas, a música se desenvolve ao longo da obra. Por meio da música, “huyanos”, Ernesto, o protagonista, irá compreender o mundo incaico e, com isso, a cultura dos povos indígenas da região. A oralidade e a música são os elementos naturais durante a obra, presentes em rios, montanhas, insetos e ventos. A jornada de Ernesto para conhecer a cultura andina e, assim, compreender-se pertencente a ela, passa pelo convívio dos indígenas da região serrana do Peru. A construção de uma identidade indígena para Ernesto durante a obra, sem negar a influência da colonização espanhola, trabalha duas culturas distintas (incaica e ocidental/cristã) e assim elabora uma sociedade harmônica. Arguedas demonstrará uma saída possível para o diálogo dessas duas culturas, sem a repressão e a imposição de uma determinada camada socioeconômica peruana sobre outra. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4455173182259956 | por |
dc.publisher.course | Letras - Espanhol - LLE | por |