Browsing TCC by Title
Now showing items 1-20 of 48
-
Análise de alguns aspectos do processo de aquisição da língua portuguesa por estudantes hispano-americanos na Universidade Federal de São Carlos em contextos de instrução formal e imersão
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 17/02/2017)As a mean of human communication, language enables people to act and transform the environment where they live. In this sense, the following work is inserted in the scope of Applied Linguistics, an interdisciplinary area ... -
Anitta ou Larissa? Da Poderosa à Malandra: Performatividades e Identidades que promovem o empoderamento feminino no funk brasileiro
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/07/2019)La investigación propone reflexiones acerca del funcionamiento del lenguaje en relación a los discursos de empoderamiento femenino encontrados en las performatividades de la cantante e intérprete Anitta, así como las varias ... -
A aprendizagem do espanhol por falantes de português: reflexões sobre o objeto indireto a partir de produções escritas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 30/03/2023)Algunos cambios en la estructura del portugués brasileño (PB) hacen que sea distinta de las demás lenguas románicas, como el portugués europeo (PE) y el español. Una de las diferencias está en la realización o no de los ... -
Atitudes ante as práticas linguísticas na fronteira entre Argentina e Brasil: o portunhol de Misiones
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 16/12/2014)Este trabajo tiene como principal objetivo identificar y comprender, desde una perspectiva sociolingüística, las actitudes hacia el “portuñol” que se utilizan en la provincia argentina de Misiones. Para ello, se expondrán ... -
Bicho-homem ou homem-bicho? Uma leitura ecocrítica de Bichos, de Miguel Torga
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/01/2021)This study aims to carry out a reading of the collection of short stories Bichos (1940), by the Portuguese writer Miguel Torga (1907-1995), through the ecocritics, seeking to verify aspects related to environmental ... -
Booktubers e a ostentação virtual de suas bibliotecas: uma análise discursiva do orgulho de ser leitor
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 06/10/2022)In this TCC, we are dedicated to the analysis of certain current practices, specifically to internet users, known as booktubers, who record on video, on their YouTube channels, their reading habits and opinions about books. ... -
O cânone em transcendência: Homoerotismo em Retrato de rapaz, de Mário Cláudio
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 07/12/2018)In the present work, certain aspects of the novel Retrato de Rapaz (2014), by the Portuguese writer Mário Cláudio, were analyzed, through the biases of homoeroticism and historiographical metafiction, in order to reflect ... -
Cisnormatividade como terapia de conversão na HQ "Monstrans - experimentando horrormônios", de Lino Arruda: investigações sociossemióticas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 07/02/2024)En este estudio, proponemos un análisis sociossemiótico centrado en el papel temático del género y los regímenes de interacción presentes en el capítulo "I Terapia de conversión" de la novela gráfica autobiográfica ... -
Conflito linguístico: em defesa da minha identidade A’uwẽ
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 29/11/2021)El presente trabajo se centra en analizar la relación entre la lengua A’uwẽ y la lengua portuguesa en el territorio brasileño, o más bien, el conflicto lingüístico que ha permeado durante mucho tiempo la vida de los pueblos ... -
A construção da criticidade na perspectiva do letramento. Reflexões a partir da análise de uma experiência em sala de aula
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 12/07/2019)El objetivo de este trabajo es analizar cómo se construye la criticidad desde la perspectiva de la literacidad, en el contexto del aula (de lengua extranjera), a partir de reflexiones producidas acerca de mi experiencia ... -
O convívio de línguas en Ciudad del Este-Paraguai
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2015)Este trabajo tiene el objetivo de investigar la situación lingüística de Paraguay, más específicamente de Ciudad del Este. A través de entrevistas a un grupo de personas de esta ciudad, buscamos mostrar cómo es la relación ... -
A criação literária como tema em O Cemitério dos Vivos de Lima Barreto
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 23/11/2021)El presente trabajo de fin de curso tiene como objetivo analizar la obra O Cemitério dos Vivos (1919) del escritor Lima Barreto, a partir de la presencia de la creación literaria como tema central de la narración. Partiendo ... -
(Des)Aprendendo com as diferenças: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras desde uma perspectiva queer
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 09/12/2015)Considerando la importancia de la educación para las diferencias en el contexto actual, existe una necesidad urgente de incorporar / adaptar temas problematizados basados en teorías poscríticas, como género, raza, etnia ... -
A dessacralização do cânone: D. João e Julieta e o olhar feminino de Natália Correia
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/12/2018)This monography aims to analyze the play D. João e Julieta, by the Portuguese writer Natália Correia (1923-1993), to, from there, reflect on authorship writing feminine in the Portuguese dramaturgical space, where the ... -
Discursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se deve
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 22/04/2022)The present final paper, linked to the research project conducted by Prof. Dr. Luzmara Curcino, entitled “Proud readers, ashamed readers: emotions in discourses about reading” (FAPESP 2020-03615-0), had as main goal to ... -
Distinções entre ‘poner’ e ‘pôr’ em “Como agua para chocolate”, de Laura Esquivel
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 18/12/2020)Traducir una obra literaria a otra lengua es un hecho complejo, aún más cuando las dos lenguas son semejantes. La relación del español y del portugués brasileño está marcada por una “transparencia engañosa”, según Kulikowski; ... -
A educação dos surdos no Brasil: pesquisa histórica e constatações em um contexto específico
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 28/06/2019)La presente investigación de graduación buscó averiguar cómo se da el proceso educativo de los sordos en Brasil a lo largo de la historia. Para hacerla, se desarrollaron las siguientes etapas: (1) Caracterización del sujeto ... -
Ela faz a interlíngua dela: estudo exploratório sobre a aprendizagem dos possessivos de terceira pessoa do português brasileiro por falantes de espanhol
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 26/02/2021)This research aims to analyze the apprenticeship of possessive pronominal constructions of 3rd person from Brazilian Portuguese (BP) by Spanish speakers (SS), focusing on the pragmatic and discursive domain implied in its ... -
As elites locais e a gestão do subdesenvolvimento: uma análise de “Catrapus”, de Roderick Nehone
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 05/04/2023)El principal proposito de este trabajo de conclusión de curso es analizar el cuento “Catrapus”, del autor Roderick Nehone, seudónimo de Frederico Manuel dos Santos e Silva Cardoso, presente en su libro titulado Uma ... -
Ensino de língua espanhola para idosos: mapeamento de pesquisas realizadas no Brasil
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 14/07/2021)This investigation was characterized as an exploratory study, which seeks to map previous research on Spanish language teaching and learning contexts for the elderly people in Brazil, seeking to identify them, characterize ...