Show simple item record

dc.contributor.authorMoura Júnior, Orlando Leite de
dc.date.accessioned2021-02-12T11:33:41Z
dc.date.available2021-02-12T11:33:41Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationMOURA JÚNIOR, Orlando Leite de. O ensino das partículas elementares a partir de uma sequência didática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13842.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13842
dc.description.abstractIn this academic work we present the development of the study, elaboration, application and verification of the data of a Didactic Sequence (SD) that aims to assist students learning in the third year of high school (EM), in a state public school in the interior of São Paulo. The content to be studied are the Elementary Particles (PE) – basic components of matter – and their interactions, an integral part of the theme of Modern and Contemporary Physics (FMC). The SD was supported by the Theory of Meaningful Learning (TAS) and by the State of São Paulo High School Curriculum. The pedagogical activities present on the SD are clarified in four distinct Didactic Units (UD) that aim to mitigate the apparent difficulties of teaching and learning contents related to the subject of Physics, mainly FMC. The activities were followed by formative and summative assessments (taken at the end of the SD). We thus hope to be pertinent to the pedagogical context and to contribute to the continuous search for an increasingly adequate and effective teaching/learning relationship.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectPartículas Elementarespor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectFísica Moderna e Contemporâneapor
dc.subjectDidatic Sequencypor
dc.subjectElementary Particlespor
dc.subjectPhysics Teachingpor
dc.subjectHigh Schoolpor
dc.subjectModern and Contemporany Physicspor
dc.titleO ensino das partículas elementares a partir de uma sequência didáticapor
dc.title.alternativeThe teaching of elementary particles from a didactic sequencepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho acadêmico o desenrolar do estudo, elaboração, aplicação e verificação dos dados de uma Sequência Didática (SD) que visa auxiliar no aprendizado de alunos (as) da terceira série do Ensino Médio (EM), situados em uma escola pública estadual no interior de São Paulo. O conteúdo a ser estudado são as Partículas Elementares (PE) - componentes básicos da matéria - e suas interações, parte integrante do tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC). A SD foi amparada pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e pelo Currículo do Estado de São Paulo para o EM. As atividades pedagógicas presentes na SD estão esclarecidas em quatro Unidades Didáticas (UD) distintas que objetivam mitigar as dificuldades aparentes de se ensinar e aprender conteúdos vinculados à disciplina de Física, principalmente a FMC. As atividades foram acompanhadas de avaliações de caráter formativo e somativo (aplicada ao final da SD). Esperamos assim ser pertinente para o contexto pedagógico e poder contribuir na contínua busca de uma relação ensino/aprendizagem cada vez mais adequada e eficaz.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7741040395733465por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil