dc.contributor.author | Moura Júnior, Orlando Leite de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T11:33:41Z | |
dc.date.available | 2021-02-12T11:33:41Z | |
dc.date.issued | 2020-12-21 | |
dc.identifier.citation | MOURA JÚNIOR, Orlando Leite de. O ensino das partículas elementares a partir de uma sequência didática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13842. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13842 | |
dc.description.abstract | In this academic work we present the development of the study, elaboration, application and
verification of the data of a Didactic Sequence (SD) that aims to assist students learning in the
third year of high school (EM), in a state public school in the interior of São Paulo. The
content to be studied are the Elementary Particles (PE) – basic components of matter – and
their interactions, an integral part of the theme of Modern and Contemporary Physics (FMC).
The SD was supported by the Theory of Meaningful Learning (TAS) and by the State of São
Paulo High School Curriculum. The pedagogical activities present on the SD are clarified in
four distinct Didactic Units (UD) that aim to mitigate the apparent difficulties of teaching and
learning contents related to the subject of Physics, mainly FMC. The activities were followed
by formative and summative assessments (taken at the end of the SD). We thus hope to be
pertinent to the pedagogical context and to contribute to the continuous search for an
increasingly adequate and effective teaching/learning relationship. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sequência Didática | por |
dc.subject | Partículas Elementares | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Física Moderna e Contemporânea | por |
dc.subject | Didatic Sequency | por |
dc.subject | Elementary Particles | por |
dc.subject | Physics Teaching | por |
dc.subject | High School | por |
dc.subject | Modern and Contemporany Physics | por |
dc.title | O ensino das partículas elementares a partir de uma sequência didática | por |
dc.title.alternative | The teaching of elementary particles from a didactic sequence | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Tersio Guilherme de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0705292304279277 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.description.resumo | Apresentamos neste trabalho acadêmico o desenrolar do estudo, elaboração, aplicação e
verificação dos dados de uma Sequência Didática (SD) que visa auxiliar no aprendizado de
alunos (as) da terceira série do Ensino Médio (EM), situados em uma escola pública estadual
no interior de São Paulo. O conteúdo a ser estudado são as Partículas Elementares (PE) -
componentes básicos da matéria - e suas interações, parte integrante do tema de Física
Moderna e Contemporânea (FMC). A SD foi amparada pela Teoria da Aprendizagem
Significativa (TAS) e pelo Currículo do Estado de São Paulo para o EM. As atividades
pedagógicas presentes na SD estão esclarecidas em quatro Unidades Didáticas (UD) distintas
que objetivam mitigar as dificuldades aparentes de se ensinar e aprender conteúdos
vinculados à disciplina de Física, principalmente a FMC. As atividades foram acompanhadas
de avaliações de caráter formativo e somativo (aplicada ao final da SD). Esperamos assim ser
pertinente para o contexto pedagógico e poder contribuir na contínua busca de uma relação
ensino/aprendizagem cada vez mais adequada e eficaz. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7741040395733465 | por |