Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFajardo, Gledson Gonçalves
dc.date.accessioned2021-03-04T13:19:40Z
dc.date.available2021-03-04T13:19:40Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.identifier.citationFAJARDO, Gledson Gonçalves. Sequência didática para estudar o comportamento da luz através de experimentos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13914.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13914
dc.description.abstractTeaching concepts of physical optics to high school students, especially those related to the behavior of light, is not a simple task. The approach to these topics is scarce, and short class time during the week are the challenges encountered. The use of experiments in the classroom is a good tool to be used to approach these subjects, mainly in the 3rd year of high school, where the subjects of modern physics are also little explored. With the use of experiments, we have the students' motivation and engagement as an additional stimulus in the presentation of the studied subjects. The purpose of this work was to develop a didactic sequence for the study of the behavior of light with experiments, the contents covered involve concepts of optics and modern physics. Our goal is to offer high school teachers alternatives to stimulate their students through practical activities appropriate to each reality. Our methodology was guided by David Ausubel's theory of Significant Learning, in the sense that the student is stimulated with a potentially significant product. The product was applied to a 3rd year high school class at a state school in the interior of the state of São Paulo. The product was developed in stages: survey of previous knowledge about the behavior of light, conducting experiments on this theme and a final questionnaire on understanding the theme. The experiments involved topics such as refraction, diffraction, interference and the photoelectric effect, all of which allowed students to discuss the concepts of the wave and corpuscular behavior of light and build their knowledge about the contents covered, in the student's notebook of modern optics and physics. From the final questionnaire and the interaction in practical experimental activities during the sequence, it was possible to verify the students' motivation and interest in the subjects covered in each experiment. The product allowed the emergence of questions, raising hypotheses and debates about the observed phenomena associated with the behavior of light.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectÓpticapor
dc.subjectFísica Modernapor
dc.subjectNatureza da Luzpor
dc.subjectPhysics teachingpor
dc.subjectMeaningful Learningpor
dc.subjectExperimentationpor
dc.subjectOpticspor
dc.subjectModern physicspor
dc.subjectNature of Lightpor
dc.titleSequência didática para estudar o comportamento da luz através de experimentospor
dc.title.alternativeDidactic sequence to study the behavior of light through experimentspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lópes, Johnny Vilcarromero
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2842871947259606por
dc.description.resumoEnsinar conceitos de óptica física para os estudantes do ensino médio, principalmente aqueles relativos ao comportamento da luz, não é tarefa das mais simples. A abordagem destes tópicos é escassa, e o tempo de aula curto durante a semana são os desafios encontrados. O uso de experimentos em sala de aula é uma boa ferramenta a ser utilizada para a abordagem sobre esses assuntos, principalmente na 3ª série do ensino médio, onde os assuntos de física moderna são também pouco explorados. Com o uso de experimentos temos a motivação e o engajamento dos alunos como estímulo adicional na apresentação dos assuntos estudados. A proposta deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática para o estudo do comportamento da luz com experimentos, os conteúdos abordados envolvem conceitos de óptica e de física moderna. Nosso objetivo é oferecer aos professores do ensino médio alternativas de estimular seus alunos através de atividades experimentais apropriadas para cada realidade. Nossa metodologia foi norteada pela teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, no sentido de o aluno ser estimulado com um produto potencialmente significativo. O produto foi aplicado em uma turma da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. O produto foi desenvolvido em etapas: levantamento de conhecimentos prévios sobre o comportamento da luz, realização de experimentos direcionados sobre este tema e um questionário final sobre entendimento do tema. Os experimentos envolveram temas como refração, difração, interferência e efeito fotoelétrico, todos estes permitiram que os alunos discutissem os conceitos sobre o comportamento ondulatório e corpuscular da luz e construírem seu conhecimento sobre os conteúdos abordados, no caderno do aluno de óptica e física moderna. A partir do questionário final e da interação nas atividades experimentais no decorrer da sequência, foi possível verificar a motivação dos alunos e o interesse pelos assuntos tratados em cada experimento. O produto permitiu o surgimento de questionamentos, levantamento de hipóteses e debates sobre os fenômenos observados associados ao comportamento da luz.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7449104217640487por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil