dc.contributor.author | Queiroz, Nickson | |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T14:11:23Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T14:11:23Z | |
dc.date.issued | 2021-02-09 | |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Nickson. O problema da primalidade: alguns testes e uma proposta de situação de aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14050. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14050 | |
dc.description.abstract | This work proposes to present some forms found by important mathematicians to work with the primality problem of whole number. Therefore, classics and moderns algorithm are presented with a lot examples of application. Different activites to work with the primality problem under the view of factorization are also suggested, indicating that factorizing perfectly a number can be a resourceful tool to solve other problems. Finally, this work presents, in the school supplies of the State Education Department of São Paulo, ways to work with mathematical concepts in the elementary school. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Números primos | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Mathematics teaching | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Prime numbers | eng |
dc.title | O problema da primalidade: alguns testes e uma proposta de situação de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | The primality problem: a few tests and a learning proposal situation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe-se a apresentar algumas das maneiras encontradas por grandes matemáticos, para se trabalhar com o problema da primalidade de um número inteiro. Para tanto, são apresentados algoritmos clássicos e modernos, com foco em exemplos de aplicação. Sugere-se também uma situação de aprendizagem que trabalha com o problema da primalidade sob o olhar da fatoração, buscando mostrar que fatorar corretamente um número, pode se tornar uma ferramenta útil na resolução de outros problemas que não sejam o da primalidade. Por fim, apresenta de uma forma pouco comum, nos materiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, maneiras de se trabalhar conceitos matemáticos do Ensino Fundamental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6934444177673177 | por |