Show simple item record

dc.contributor.authorQueiroz, Nickson
dc.date.accessioned2021-03-30T14:11:23Z
dc.date.available2021-03-30T14:11:23Z
dc.date.issued2021-02-09
dc.identifier.citationQUEIROZ, Nickson. O problema da primalidade: alguns testes e uma proposta de situação de aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14050.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14050
dc.description.abstractThis work proposes to present some forms found by important mathematicians to work with the primality problem of whole number. Therefore, classics and moderns algorithm are presented with a lot examples of application. Different activites to work with the primality problem under the view of factorization are also suggested, indicating that factorizing perfectly a number can be a resourceful tool to solve other problems. Finally, this work presents, in the school supplies of the State Education Department of São Paulo, ways to work with mathematical concepts in the elementary school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros primospor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectPrime numberseng
dc.titleO problema da primalidade: alguns testes e uma proposta de situação de aprendizagempor
dc.title.alternativeThe primality problem: a few tests and a learning proposal situationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685por
dc.description.resumoEste trabalho propõe-se a apresentar algumas das maneiras encontradas por grandes matemáticos, para se trabalhar com o problema da primalidade de um número inteiro. Para tanto, são apresentados algoritmos clássicos e modernos, com foco em exemplos de aplicação. Sugere-se também uma situação de aprendizagem que trabalha com o problema da primalidade sob o olhar da fatoração, buscando mostrar que fatorar corretamente um número, pode se tornar uma ferramenta útil na resolução de outros problemas que não sejam o da primalidade. Por fim, apresenta de uma forma pouco comum, nos materiais da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, maneiras de se trabalhar conceitos matemáticos do Ensino Fundamental.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6934444177673177por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil