Show simple item record

dc.contributor.authorArjonas, Victor Holanda
dc.date.accessioned2021-04-12T23:40:35Z
dc.date.available2021-04-12T23:40:35Z
dc.date.issued2021-02-18
dc.identifier.citationARJONAS, Victor Holanda. Os córregos do entorno escolar: proposta de educação ambiental através de temas geradores. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14103.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14103
dc.description.abstractEnvironmental education is a transversal component that must be worked on at all levels of education in order to make it possible to understand the natural, social and political environment, raising awareness among populations about the importance of preserving the environment and the struggle for a more sustainable and fair society. The approach of local environmental issues and discussions between teachers, students and community seeking the overcoming of socio-environmental realities are essential for the construction of critical, liberating and transforming knowledge. Thus, this work seeks to analyze the socioenvironmental conditions of the Éden neighborhood, in Sorocaba-SP, raising the issue of water in an affluent stream of the Pirajibu-Mirim River, during a six-month period collecting samples of water bimonthly to analize physical- chemical parameters such as conductivity, chemical oxygen demand (COD), pH, turbidity and microfauna analysis using optical microscopy. It was verified that the release of effluents and residues changed the physicochemical and ecological parameters of this environment. Due to the COVID-19 pandemic and the suspension of face-to-face presential classes in schools throughout the State of São Paulo, the teaching proposal could not be applied, but using the information collected, it is proposed to use a progressive, transformative and liberating alternative to environmental education through the use of codifications-decodings and problematizations based on the Generating Themes method through the approach of the water pollution by industrial waste and urban sewage in a stream located on the path that students living in Jardim dos Pássaros, in the Eden neighborhood, use to arrive at Professor Doutor Gualberto Moreira and Professor Doutor Francisco Coccaro State Schools.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectPoluição hídricapor
dc.subjectEnsino por investigaçãopor
dc.titleOs córregos do entorno escolar: proposta de educação ambiental através de temas geradorespor
dc.title.alternativeThe streams surrounding the school environment: environmental education proposal through generative themespor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, André Cordeiro Alves dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2131880667704281por
dc.description.resumoA educação ambiental é um componente transversal que deve ser trabalhado em todos os níveis de ensino de forma a tornar possível a compreensão do ambiente natural, social e político, conscientizando as populações para a importância da preservação do meio ambiente e a luta por uma sociedade mais sustentável e justa. A abordagem das questões ambientais locais e as discussões entre os sujeitos da educação buscando a superação das realidades socioambientais são essenciais para a construção de conhecimento crítico, libertador e transformador. Assim, este trabalho analisou as condições socioambientais do bairro do Éden, em Sorocaba-SP, levantando a questão de poluição hídrica em um córrego afluente do Rio PirajibuMirim, durante seis meses. Foram coletadas amostras de água bimestralmente para realização de ensaios físico-químicos como condutividade, demanda química de oxigênio (DQO), pH, turbidez e de análise de microfauna. Foi verificado que o lançamento de efluentes e resíduos alterou os parâmetros físico-químicos e ecológicos desse ambiente. Em função da pandemia de COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais nas escolas de todo o Estado de São Paulo a proposta de ensino não pode ser aplicada, mas utilizando as informações coletadas foi proposto a utilização de uma alternativa progressista, transformadora e libertadora de educação ambiental por meio do uso de codificações-descodificações e problematizações, baseado no método de Temas Geradores através da abordagem da poluição hídrica por dejetos industriais e esgotos urbanos no córrego localizado no caminho que estudantes moradores do Jardim dos Pássaros, no bairro do Éden, utilizam para chegar nas Escolas Estaduais Professor Doutor Gualberto Moreira e Professor Doutor Francisco Coccaro.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::ECOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA SANITARIApor
dc.description.sponsorshipId128997/2019-2por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4230456113275960por
dc.identifier.urlhttps://www.copict.ufscar.br/congressos/cic-cidti-2020/apresentacoes-1/departamento-de-biologiapor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil