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dc.contributor.authorPinto, César Hipólito
dc.date.accessioned2021-04-14T17:47:39Z
dc.date.available2021-04-14T17:47:39Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.citationPINTO, César Hipólito. Astronomia no ensino de Física: o Radiotelescópio como mediador para o ensino de Ondulatória. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14109.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14109
dc.description.abstractHIPÓLITO PINTO, César. The Astronomy in the Physics teaching: the radio telescope as a mediator in the electromagnetic waves teaching, 2021. Dissertation (master’s in physics teaching) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba campus, Sorocaba, 2021. The primary objective was to develop and build a radio telescope for the capturing of specific frequency of 1420 MHz of hydrogen lines and echoes from a meteor shower event and apply it in the process of teaching and learning electromagnetic waves. With that in mind, the theoretical reference used is based on Vygotsky´s Theory for the process of basic concept construction. This choice is justified by the interest in developing important educational standards, not only the teaching of physics, but also building and identification of social-emotional skills of each student: cooperation, persistence, conscientiousness; and relevant, strengthening and improving important technological concepts involved in the particular activity. As an evaluation method, the concept of “culmination” was applied as a reference, and in this context, preliminary results show the key protagonism of students with exciting speeches and interest in new technological activities, once new achievements were accomplished, team members were chosen to participate in the 2020 - 3rd Cube design and INPE's Workshop on Engineering and Space Technologies. The product itself was totally designed and developed with easy to acquire and low-cost materials, making it feasible at any educational reality in the country. Originally, it was applied at a state school in the countryside of the state of São Paulo, sixteen high school students. Finally, it was possible to observe an emotional excitement, which means, the development of autonomy, group work, and technical skills by the students. In the other hand, electromagnetic waves knowledge development led to an improvement in the Physics technical language.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRadiotelescópiopor
dc.subjectRadiotelescopepor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectTeaching Physicspor
dc.subjectOndalatóriapor
dc.subjectOndulatorypor
dc.titleAstronomia no ensino de Física: o Radiotelescópio como mediador para o ensino de Ondulatóriapor
dc.title.alternativeAstronomy in Physics Education: the Radiotelescope as a mediator for teaching Wavepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dias, Airton Natanael Coelho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070166380084691por
dc.contributor.advisor-co1Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961por
dc.description.resumoHIPÓLITO PINTO, César. A Astronomia no ensino de física: o radiotelescópio como mediador do ensino de ondulatória. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2021. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e construir um radiotelescópio para captura de frequência específica de 1420 MHz de linhas de hidrogênio e eco de chuvas de meteoros e aplicá-lo no processo de ensino-aprendizagem de ondas eletromagnéticas. Para tal, o referencial teórico utilizado se apoia na Teoria Vygotiskyana para o processo de construção de conceitos. Essa escolha justifica-se pelo interesse de desenvolver importantes pilares educacionais, não somente no ensino da física, mas construção e identificação das habilidades socioemocionais dos alunos: cooperação, persistência, conscienciosidade; e fortalecer e aprimorar importantes conceitos tecnológicos envolvidos na atividade em particular. Como método avaliativo, o conceito de culminância foi aplicado como referencial, e neste contexto, os resultados preliminares mostram o protagonismo dos alunos com falas empolgantes que demonstram o e interesse em novas atividades tecnológicas, uma vez que novas conquistas foram alcançadas, como serem escolhidos para participar do 3° Cubedesign e do Workshop de Engenharia e Tecnologias Espaciais do INPE. O produto foi totalmente projetado e desenvolvido com materiais de fácil aquisição e de baixo custo baixo, tornando-o factível em qualquer realidade educacional do país. Especificamente, foi aplicado em uma escola estadual do interior do estado de São Paulo, com turma de 16 alunos do ensino médio. Por fim, foi possível observar um crescimento emocional, isto é, o desenvolvimento da autonomia, do trabalho em grupo, de habilidades técnicas por parte dos alunos. Por sua vez, a evolução no conhecimento sobre ondas acarretou uma melhora na linguagem técnica da Física.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4120937328404511por


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