Show simple item record

dc.contributor.authorMorais, Danilo de
dc.date.accessioned2021-05-10T17:16:02Z
dc.date.available2021-05-10T17:16:02Z
dc.date.issued2021-03-31
dc.identifier.citationMORAIS, Danilo de. Produções de animações em stop motion na aula de física: possibilidades de novas percepções. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14245.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14245
dc.description.abstractIn this text I describe the application of the educational product carried out for the preparation of the dissertation of the MNPEF (National Professional Master's Degree in Physics Teaching). The developed product is a text material to guide the production of stop motion animations in the teaching of Physics. The work is based on the concept of perception proposed by Gestalt thinkers. One of the main representatives of Gestalt, Arnheim criticizes the exclusion of intuition in science education as opposed to an overvaluation of inductive logical reasoning. This work is inspired by this criticism to propose a method of visual creation that can be adopted by the teacher as an alternative for visual production that does not depend on computer programming skills typically used in making educational animations and simulators. The creation of stop motion can also be a tool for exercising intuition when produced by students. As for the application in the classroom, both possibilities were tested: video creation by the teacher using concepts of visual perception in the study of movements and the production of videos by students to exercise their perception and also to test the ease of execution of the procedures. guidance material.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestaltpor
dc.subjectStop motionpor
dc.subjectPhysics teachingpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAnimaçãopor
dc.subjectAnimationpor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectMovementpor
dc.titleProduções de animações em stop motion na aula de física: possibilidades de novas percepçõespor
dc.title.alternativeStop motion animations in physics classroom: possibilities for new perceptionspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277por
dc.description.resumoNesse texto descrevo a aplicação do produto educacional realizada para a elaboração da dissertação do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física. O produto desenvolvido é um material em texto para a orientação de produções de animações em stop motion no ensino de Física. O trabalho é fundamentado no conceito de percepção proposto pelos pensadores da Gestalt. Um dos principais representantes da Gestalt, Arnheim critica a exclusão da intuição no ensino de ciências em oposição a uma super valorização do raciocínio lógico indutivo. Esse trabalho inspira-se nessa crítica para propor um método de criação visual que pode ser adotado pelo professor como uma alternativa de produção visual que não depende de habilidades de programação computacional tipicamente utilizadas na confecção de animações e simuladores educacionais. A criação de stop motion também pode ser uma ferramenta de exercício da intuição quando produzido pelos alunos. Quanto à aplicação em sala de aula, as duas possibilidades foram testadas: criações de vídeos pelo professor utilizando conceitos de percepção visual no estudo dos movimentos e a produção de vídeos pelos alunos para exercitar a percepção deles e também para testar a facilidade de execução dos procedimentos do material de orientação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9887096262519613por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil