dc.contributor.author | Azevedo, Renata Correia de | |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T11:51:18Z | |
dc.date.available | 2021-05-19T11:51:18Z | |
dc.date.issued | 2021-02-18 | |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Renata Correia de. Uma sequência didática para o ensino do tema: “produção e consumo de energia elétrica”.. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14278. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14278 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to describe the elaboration, application, and results generated by a didactic sequence for the teaching of the theme production and consumption of electric energy, in a third grade class of the high school of the public school system of the State of São Paulo. The didactic sequence aimed at cognitive development and critical thinking of students on the theme of production and consumption of electricity. To make this possible, different teaching strategy were applied, among them: conceptual map, seminar, research, debate, case study, and simulated jury. Using the concepts of Antoni Zabala (1998) and Vygotsky's historical-cultural theory in the process of foundation and development, the didactic sequence sought to potentiate the cognitive advances of the students before the theme, facilitating the teaching-learning process. The theoretical-scientific foundation, together with the selected teaching strategies, were essential for the CTSA (Science, Technology, Society and Environment) approach when seeking to develop a critical sense in students before the concept worked. During the application and analysis of the results, evidence was found that the theoretical references of teaching together with the different teaching strategies proved to be efficient since the students demonstrated throughout the activities a better understanding of the concepts worked. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Estratégias de Ensino | por |
dc.subject | Vygotsky | por |
dc.subject | CTSA | por |
dc.subject | Following teaching | por |
dc.subject | Teaching Strategies | por |
dc.title | Uma sequência didática para o ensino do tema: “produção e consumo de energia elétrica”. | por |
dc.title.alternative | A didactic sequence for teaching the theme: “electric energy production and consumption” | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Cruz, Tersio Guilherme de Souza | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0705292304279277 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo descrever a elaboração, a aplicação e os resultados gerados por uma sequência didática para o ensino do tema produção e consumo de energia elétrica, em uma turma da terceira série do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. A sequência didática teve como finalidade o desenvolvimento cognitivo e o pensamento crítico dos alunos perante o tema produção e consumo de energia elétrica. Para que isso fosse possível, diferentes estratégias de ensino foram aplicadas, dentre elas: mapa conceitual, seminário, pesquisa, debate, estudo de caso e júri simulado. Utilizando as concepções de Antoni Zabala (1998) e a teoria histórico-cultural de Vygotsky no processo de fundamentação e desenvolvimento, a sequência didática procurou potencializar os avanços cognitivos dos alunos diante a temática, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica-científica, em conjunto com as estratégias de ensino selecionadas, foram essenciais para o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ao buscar desenvolver nos alunos o senso crítico perante o conceito trabalhado. Durante a aplicação e a análise dos resultados, encontrou-se evidências de que os referenciais teóricos de ensino em conjunto com as diferentes estratégias, mostraram-se eficientes, uma vez que os alunos demonstraram ao longo das atividades uma melhor compreensão dos conceitos trabalhados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8339912142994831 | por |