dc.contributor.author | Branco, Gabriela de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T00:32:42Z | |
dc.date.available | 2021-06-30T00:32:42Z | |
dc.date.issued | 2021-05-31 | |
dc.identifier.citation | BRANCO, Gabriela de Oliveira. A escrita de cartas no processo (des)formativo de mulheres nas ciências: um olhar para as singularidades e subjetividades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14465. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14465 | |
dc.description.abstract | The course conclusion work in question encouraged students from a Science Internship Orientation discipline in a Biological Sciences Degree course at UFSCar campus Sorocaba to write pedagogical letters. In a course where little is thought about subjectivities and emotions, the writing of letters allowed women to approach their teacher training process and academic trajectory, revealing how they see their own bodies in this space based on their individual experiences. The writing of letters, even with a recipient, also allows the writing of oneself, thus, the reports allow us to reflect on the construction of the scientific space, problematizing this medium when we bring up the bodies that compose it and what the rationality of science prevents being said about them. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cartas pedagógicas | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Teaching letters | por |
dc.subject | Women | por |
dc.subject | Teacher training | por |
dc.title | A escrita de cartas no processo (des)formativo de mulheres nas ciências: um olhar para as singularidades e subjetividades | por |
dc.title.alternative | Letter writing in the (un) formative process of women in science: a look at singularities and subjectivities | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Carolina Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152101475247049 | por |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso em questão incentivou alunas de uma disciplina de Orientação de Estágio em Ciências em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFSCar campus Sorocaba a escrita de cartas pedagógicas. Em um curso onde pouco se pensa quanto as subjetividades e emoções, a escrita de cartas permitiu aproximar mulheres do seu processo de formação docente e trajetória acadêmica, revelando como enxergam seus próprios corpos nesse espaço a partir das suas experiências individuais. A escrita de cartas, mesmo que com um destinatário, possibilita também a escrita de si, dessa forma, os relatos permitem que façamos reflexões acerca da construção do espaço científico, problematizando esse meio quando trazemos á tona os corpos que o compõem e o que a racionalidade da ciência impede que seja dito sobre eles. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7228541530380277 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBLN-So | por |