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dc.contributor.authorAndrade-e-Silva, Inaê de
dc.date.accessioned2021-07-07T17:11:00Z
dc.date.available2021-07-07T17:11:00Z
dc.date.issued2021-06-18
dc.identifier.citationANDRADE-E-SILVA, Inaê de. Acessibilidade na produção e difusão digital do conhecimento científico: análise e proposições de boas práticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14540.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14540
dc.description.abstractThe referent study has how to explore and analyze the TCCs produced by CLEEsp/UFSCar, aiming at the aspects of informational and communicational accessibility, in the digital dimension. Specifically, the study aimed at a) Gathering and systematizing the work information; b) Analyze and discuss what has been produced by graduates in Special Education at UFSCar, since the implementation of the course; c) Identify the presence or absence of elements inherent to digital accessibility; d) Develop, based on the main information identified, discussed and analyzed, an online TCC portal for the dissemination and democratization of knowledge from the perspective of accessibility. Its preparation is justified by the fact that, until the beginning of the research, there was not a platform that would make available an accessible collection of the TCCs produced during the aforementioned graduation. Added to this is the extreme importance of disseminating scientific knowledge, given its socio-academic impact on the lives of future graduates of the course in question, as they will have a computerized database available for academic use, in addition to an analysis of the which was produced over the course of 10 years. In order to achieve these objectives, the work was organized into two studies, one focusing on the analysis of the TCCs, the other focused on the development of the “TCC portal”. For this, methodological procedures of a documental and case study were used. It can be noted that the works do not have an institutional standardization, but they address different themes within Special Education. Furthermore, through the development of the Portal it was possible to address issues about digital accessibility. Thus, it is highlighted that the research aimed at the democratization of knowledge produced over the ten years of the course, intending to facilitate access to it, ultimately contributing to the academic training of its future undergraduates.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPortal TCCpor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subjectDifusãopor
dc.subjectAcessibilidade digitalpor
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopor
dc.titleAcessibilidade na produção e difusão digital do conhecimento científico: análise e proposições de boas práticaspor
dc.title.alternativeAccessibility in the digital production and dissemination of scientific knowledge: analysis and propositions of good practiceseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cabral, Leonardo Santos Amâncio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5306031040506357por
dc.description.resumoO referente estudo tem com o objetivo explorar e analisar os TCCs produzidos pelo CLEEsp/UFSCar, visando os aspectos de acessibilidade informacional e comunicacional, na dimensão digital. Especificamente, o estudo visou a) Reunir e sistematizar as informações dos trabalhos; b) Analisar e discutir o que tem sido produzido pelos licenciados em Educação Especial da UFSCar, desde a primeira turma que defendeu c) Identificar a presença ou a ausência de elementos inerentes à acessibilidade digital; d) Desenvolver, com base nas principais informações identificadas, discutidas e analisadas, um portal online de TCCs para a difusão e democratização do conhecimento na perspectiva da acessibilidade. Justifica-se sua elaboração em razão de que não existia, até o início da pesquisa, uma plataforma que disponibilizasse um acervo acessível dos TCC produzidos ao longo da graduação supracitada. Soma-se a isso a extrema importância da difusão do conhecimento científico, visto o seu impacto sócio-acadêmico na vida dos futuros graduandos do curso em questão, pois terão um banco de dados informatizado disponível para o uso acadêmico, além de uma análise sobre o que foi produzido ao longo dos 10 anos de curso. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi organizado em dois estudos, um com foco na análise dos TCCs outro focado no desenvolvimento do “portal TCC”, para isso, foram utilizados procedimentos metodológicos de um estudo documental e de caso. Pode-se notar que os trabalhos não possuem uma padronização institucional, porém eles abordam diferentes temáticas dentro da Educação Especial. Além disso, através do desenvolvimento do Portal foi possível abordar questões sobre acessibilidade digital. Dessa forma destaca-se que a pesquisa visou a democratização do conhecimento produzido ao longo dos dez anos do curso, pretendendo facilitar o acesso a este, contribuindo, enfim, para a formação acadêmica de seus futuros graduandos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipId123179/2019-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6414970921076082por
dc.identifier.urlhttps://www.idea.ufscar.br/arquivos/producoes/tcc_inae-de-andrade-e-silva-18-06-2021.pdfpor
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


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