dc.contributor.author | Jelin, Daniel Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2021-07-11T10:22:04Z | |
dc.date.available | 2021-07-11T10:22:04Z | |
dc.date.issued | 2021-07-02 | |
dc.identifier.citation | JELIN, Daniel Fernandes. A História da Matemática aplicada à BNCC-EM: reflexões, relatos e tarefas. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14572. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14572 | |
dc.description.abstract | This study addresses opportunities for high school teachers to use History of Mathematics under the guidelines of Brazil's Common Core (Base Nacional Curricular Comum). We reflect on the importance of History of Mathematics in the practice of teaching, verify the enthusiasm among researchers and examine objections among the teachers. We then associate landmarks in the History of Mathematics to ten skills, two for each of five specific competences that the Common Core establishes. The associations are based on specialized literature and primary sources and are presented as historical recounts aimed at high school teachers, emphasizing mathematical concepts that should be explored in the classroom. For each association, we also propose mathematical tasks aimed at high school students. We conclude that the eventual resistance to the adoption of the History of Mathematics in secondary education can and should be overcome and that the national curriculum offers many rich opportunities for that. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da Matemática | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Base Nacional Curricular Comum | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | History of Mathematics | eng |
dc.subject | Mathematics Education | eng |
dc.subject | Secondary Education | eng |
dc.title | A História da Matemática aplicada à BNCC-EM: reflexões, relatos e tarefas | por |
dc.title.alternative | The History of Mathematics applied to the BNCC-EM: reflections, accounts and tasks | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Venezuela, Antonio Luís | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8722224671269332 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga oportunidades para o emprego da História da Matemática no Ensino Médio, sob as balizas da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio. Reflete sobre a importância desse recurso didático, verifica o entusiasmo de pesquisadores do tema e coteja as objeções de professores em sala de aula. Propõe, em seguida, associações de passagens, autores e obras de relevo da História da Matemática a duas habilidades de cada uma das cinco competências específicas ditadas pelo novo marco legal, para os três anos dessa etapa de ensino. As associações feitas, baseadas na literatura especializada e em fontes históricas, são apresentadas na forma de relatos, dirigidos aos docentes, com ênfase no desenvolvimento de noções exploradas em sala de aula. Para cada associação, propõem-se também tarefas de Matemática dirigidas a alunos do Ensino Médio. Conclui-se que a eventual resistência à adoção da História da Matemática em sala de aula pode e deve ser contornada e que o programa dessa etapa escolar oferece muitas e ricas oportunidades para tanto. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3952785541431166 | por |